A Serra do Rio do Rastro deve permanecer interditada até o fim do dia desta segunda-feira, dia 18, conforme recomendando pela Defesa Civil. “Após análise no local, entendemos que não estão reunidas condições de segurança”. Por conta da chuva deste domingo as condições foram agravadas e a qualquer momento podem cair mais pedras na SC-390.
Durante esta segunda-feira, se possível por conta do clima, será realizada uma nova limpeza e feita uma nova avaliação das condições de segurança no local. A Serra foi interditada na manhã do último domingo, dia 17, após queda de barreira.
Intervenções em 25 pontos críticos
O Estado tem feito intervenções em 25 pontos críticos, que passarão por melhorias. Em cada um deles serão aplicadas diferentes técnicas, de acordo com as necessidades específicas. Também será feita a retirada de blocos rochosos e outros materiais que estão soltos e sobre os taludes. Atualmente, os trabalhos estão sendo realizados em sete pontos da rodovia.
A ação faz parte do programa Novos Rumos e conta com recursos do Governo Federal de mais de R$ 19 milhões. A previsão é que as obras sigam até maio de 2021.
O trabalho consiste em colocar telas metálicas de alta resistência com grampos para evitar quedas de bloco e movimentação de massa, problemas frequentes ao longo da SC-390, na Serra do Rio do Rastro. O plano de trabalho prevê que a intervenção ocorra de maneira simultânea em outros pontos da rodovia que faz a ligação entre o Sul e o Planalto catarinense.
Fonte: Rio do Peixe