A Unoesc sediou entre os dias 7 e 8 de maio, o 1º Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino. O evento ocorreu no Auditório Afonso Dresch e reuniu pesquisadores da área da educação e de áreas afins, professores vinculados a diferentes níveis de ensino, estudantes, além da comunidade em geral interessada pela temática.
O seminário, proposto pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), pela Linha de Pesquisa Processos Educativos e pelo Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A proposta desse seminário reafirma a profunda convicção, enquanto Programa de Pós-graduação, da relevância da discussão e do posicionamento público em relação ao referido tema, considerando constantes e novas demandas que se apresentam e se impõem à educação, às salas de aulas, aos processos de ensino e de aprendizagem, às formas de atuação dos professores. Tais demandas emergem tanto da experiência individual e coletiva dos alunos, quanto dos espaços institucionais, assim como da sociedade em geral.
Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar conferências e painéis ministrados por professores vinculados a Programas de Pós-graduação em Educação de diferentes regiões do país e com pesquisa reconhecida no foco do evento. Entre as conferências chamaram a atenção: “A relação teoria e a prática na formação de professores” apresentada pelo professor Doutor Júlio Emílio-Diniz Pereira (UFMG); “Qual escola para o século 21?” com a Doutora Magali Aparecida Silvestre (UNIFESP); “Formação docente e processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica” com a Doutora Maria Lucia Marocco Maraschin (UFFS), Doutora Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes (UFSM) e Doutor Manoel Oriosvaldo de Moura (USP); “Formação Docente para a Educação Básica: políticas, processos e práticas” com as convidadas, Doutora Leda Scheibe (UFSC / UNOESC) e Doutora Eloisa Acires Candal Rocha (UFSC / UNOESC) e “Formação de Professores e a Didática” com a Doutora Márcia de Souza Hobold (UFSC).
— Novas demandas estão se apresentando à educação e precisamos estar preparados. Um conjunto de fatores implica no processo de ensino e aprendizagem e constantemente nos desafiam, por isso a importância do debate — comentou a professora Maria Teresa Ceron Trevisol participante da comissão organizadora do evento.
A programação variada trouxe à tona assuntos relevantes ao contexto educacional do país e foram interligados com relatos de pesquisa e de práticas escolares socializadas por participantes do Seminário. Na manhã de 08, das 8h30 às 10h30, em 22 salas, houve um momento de encontro, socialização e discussão de trabalhos relativos ao foco do evento.
Os presentes, ainda, foram agraciados com apresentações culturais e prestigiaram o lançamento de livros. Puderam ainda, conhecer exemplos de práticas escolares que foram apresentadas no hall de entrada do evento.
Para o Pró-reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão da Unoesc Professor Fábio Lazzaroti, a realização do Seminário é importante para fortalecer as relações de ensino afim de que seja possível alinhar as práticas em prol de uma educação cada vez melhor.
A professora Maria Teresa Ceron Trevisol, representante da Comissão organizadora do evento, destaca ainda:
— As configurações contemporâneas da educação escolar produzem uma urgência para que, tanto a formação do professor quanto as práticas de ensino, sejam problematizadas, desnaturalizadas e reinventadas e, nesse sentido, o seminário alcançou os seus objetivos. Por meio da construção de um espaço público interdisciplinar houve a oportunidade de muitas aprendizagens — finalizou.
Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa