Pelo menos 218 pacientes da Covid-19 morreram em Santa Catarina no mês de março enquanto esperavam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou enfermaria especializado para a doença. O número leva em conta um documento divulgado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e um levantamento feito.(veja abaixo mais detalhes).
Desde 1º de março, ocorreram 3.208 mortes por Covid-19 no estado. Ainda no início da segunda quinzena, se tornou o mês com maior número de óbitos ocorridos no estado desde março de 2020.
O dia mais crítico até o momento foi o último dia 22, quando 143 pessoas perderam a luta contra o coronavírus, média de 1 morte a cada 10 minutos. A média é de 107 óbitos ocorrendo diariamente no estado. Em 30 dias, em apenas nove houve menos de uma centena de mortes.
Santa Catarina passou de 800 mil casos confirmados de Covid-19 desde março de 2020, sendo que 10.752 destas pessoas morreram por complicações da doença. Os dados são do boletim do governo do estado de terça. Nos hospitais, 302 pacientes aguardam por um leito de UTI Covid.
Mortes de pacientes à espera de leitos
Entre o dia 1° de janeiro até 18h21 de 22 de março, 194 pessoas haviam morrido no estado à espera de um leito de UTI Covid adulto, segundo ofício da Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviado ao MPSC. Desde então até a terça-feira (30), pelo menos mais 24 pacientes também morreram enquanto aguardavam por um leito especializado, de acordo com levantamento feito com 9 hospitais e 15 prefeituras.
Essas 24 pessoas são dos municípios de:
- Xanxerê – 6 mortes (no Hospital Regional São Paulo. Não foi informado pela unidade se óbitos são de moradores de outras cidades)
- Guaramirim – 4 mortes (no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Não foi informado pela unidade se óbitos são de moradores de outras cidades)
- São Miguel do Oeste – 4 mortes (no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Não foi informado pela unidade se óbitos são de moradores de outras cidades)
- Ituporanga – 3 mortes
- Catanduvas – 2 mortes (pacientes morreram em Joaçaba)
- Campo Alegre – 1 morte
- Herval D’Oeste – 1 morte (paciente morreu em Joaçaba)
- Ibicaré – 1 morte (paciente morreu em Joaçaba)
- Joaçaba – 1 morte
- Treze Tílias – 1 morte (paciente morreu em Joaçaba)
Dados enviados ao MPSC
Entre o dia 1° de janeiro até 22 de março, 233 pacientes não resistiram à espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializado em Covid-19, segundo documento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A alta de óbitos ocorreu em março, com 194 casos. Se comparar com janeiro, o aumento foi de 6.466% nos casos de solicitações de busca por UTI adulto Covid para pacientes que estavam recebendo assistência médica em ambiente hospitalar nas emergências ou unidades de internação clínica e foram encarradas com informação de óbito.
- Janeiro – 70 solicitações de busca por UTI adulto Covid – 3 encerradas com óbitos
- Fevereiro – 478 solicitações de busca por UTI adulto Covid – 36 encerradas por óbito
- Março – 1.024 solicitações de busca por UTI adulto Covid – 194 encerradas por óbito (até o dia 22/03, às 18h21)
Fonte: G1