Secretário de Assistência Social Sérgio Moacir do Nascimento participou da sessão da Câmara de Vereadores de Herval

O momento destinado a presidência da Casa, foi cedido na sessão desta segunda-feira (04), para o secretário de Assistência Social Sérgio Moacir do Nascimento e para sua equipe; Adriana Chiamulera (CRAS), Ediane Aparecida da Silva (CREAS), Lovane Simon (Abrigo Anjos da luz) e Bianca Zanini Ribeiro (Conselho Tutelar). Todos estiveram presentes atendendo a convocação do vereador Cristiano Mendonça (PSC). A equipe relatou os trabalhos realizados pelos setores da Assistência Social.

Sérgio que está há cinco meses à frente da Secretaria relatou que são 41 servidores que atuam nos mais diversos equipamentos. “Recebi esta missão e pretendo cumpri-la a contento, tenho uma equipe de pessoas capacitadas e comprometidas. Quando se fala em social, as pessoas já ligam a “fome”, mas vai muito além, lidamos com pessoas com os mais diversos tipos de problemas”. Sérgio disse que diferente da Saúde, a Secretaria de Assistência Social tem outro critério de atendimento. “Cada caso é atendido por uma esquipe técnica, não é o secretário que define se pode ou não conceder o benefício, são situações muito triste que vivenciamos no dia a dia e que envolve crianças, adolescentes, idosos, mulheres vítimas de algum tipo de violência ou que vivem em situação de vulnerabilidade”.

Segundo relato da equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), são prestados em média 580 atendimentos mensais nos mais diversos casos. São 1.226 famílias inscritas no Cadastro Único e que recebem até três salários mínimos. Trezentos e noventa e nove famílias recebem o Bolsa Família, tendo direito quem tem uma renda per capita de R$ 178,00 que já é considerada como na linha da pobreza. Já quem tem uma renda per capita de R$ 89,00 é considerada pessoa em estado de miserabilidade.

O Abrigo Anjos da Luz presta atendimento de Alta Complexidade. Atende também ao município de Erval Velho, por fazer parte da mesma Comarca. Tem capacidade para atender até 20 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade. Este ano foram 25 acolhimentos. De 2011 até agora 53 crianças retornaram a suas famílias biológicas e 21 encaminhados para adoção.

O CREAS faz atendimento de média complexidade com pessoas vítimas de violência seja física, psicológica, sexual ou em situação de rua e abandono envolvendo crianças, adolescentes, idosos e mulheres. A estrutura hoje seria para atender 80 pessoas, mas são atendidas 100 famílias o que mais que triplica o número de atendimentos. A partir de 2022 o município contará com o serviço de abordagem de rua, mas que já está em funcionamento. Em setembro foram 67 atendimentos.

O Conselho Tutelar conta com cinco conselheiros e atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também atende e aconselha os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. A partir do atendimento, o profissional aplica medidas de proteção. Atua em casos de prostituição, gestação, usuários de drogas, morador de rua, estupro de vulnerável (até 14 anos), abandono de escola, encaminha para serviços como saúde, educação. Em casos de vulnerabilidade encaminha para o CRAS e em caso de ameaças ou violência o menor é encaminhado para o CREAS.

O vereador Cristiano destacou que quando se fala em Assistência Social, já se pensa em cesta básica, mas são casos de altíssima complexibilidade. “Nós vereadores falamos muito em obras, esportes, claro assunto importantes, mas esquecemos a Assistência Social. Precisamos como vereadores atuar mais nesta área, é lei, os profissionais precisam do nosso apoio, lidam com situação de extrema gravidade, com vidas, é uma verdadeiro campo de guerra, uma batalha dia a dia. Como vereadores parabenizamos a atuação do Secretário e de sua equipe”.

Fonte: Ascom

Veja agora

26º Batalhão de Polícia Militar conta agora com a Transitolândia

Aconteceu na tarde desta quarta feira(18), o lançamento da semana nacional de trânsito no 26º …