O Secretário de Estado da Infraestrutura Carlos Hassler percorreu no começo da noite desta quarta-feira, dia 10, a SC 467 entre o Distrito de Santa Lúcia e o Oratório do Caravággio em Ouro. Ciceroneado pelo prefeito Neri Miqueloto, ele conheceu in loco a realidade da rodovia que está com as obras paralisadas desde a semana passada quando o contrato com a empresa Triunfo foi rescindido pelo DEINFRA.
Em entrevista à Rádio Capinzal, Hassler explicou que o contrato com a empreiteira foi encerrado porque o cronograma da obra não vinha sendo executado. “Como é de conhecimento, a empresa passa por dificuldades financeiras e estava faltando capital para dar sequência a pavimentação” afirmou. A Secretaria da Infraestrutura teria dados os prazos possíveis para que a empreiteira superasse a crise, mas não foi suficiente. Temendo mais atrasos, o Governo decidiu por romper o contrato e chamar a segunda colocada no processo licitatório.
Carlos Hassler afirmou que esteve em Brasília (DF) na semana passada reunido com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador da obra, expondo a situação. Os diretores do BID concordaram com a rescisão e solicitaram alguns documentos. Tão logo haja a autorização, o DEINFRA fará a convocação da segunda colocada no certame: a Planaterra de Chapecó.
O Secretário afirma ter mantido contato com a direção da Planaterra e esta manifestou interesse em concluir a obra. Hassler afirmou que os prazos para a entrega – ou seja, outubro deste ano – não foram alterados e que a tabela de preços – se necessário – sofrerá os ajustes previstos no contrato.
Além do prefeito Neri Miqueloto, a visita do Secretário foi acompanhada por representantes da Superintendência Regional do DEINFRA, da SOTEPA e representantes das administrações de Ouro e Jaborá.
Atraso
O Secretário Carlos Hassler chegou ao Distrito de Santa Lúcia por volta das 19h e percorreu logo em seguida. Por volta das 16h, lideranças políticas, empresárias e comunitárias reuniram-se na comunidade de Encruzilhada Ouro (Jaborá) para aguardar o Secretário. Com o atraso na agenda, a maioria deixou o local pouco depois das 18h.
Reportagem – Jardel Martinazzo (Rádio Capinzal/Jornal A Semana)