Secretária Municipal de Saúde participa de sessão na Câmara de Vereadores

Segundo a Secretária de Saúde do município Eugênia Bucco, nas 8 Estratégias Saúde da Família (ESF’s), foram prestados neste período mais de 50 mil consultas médicas, cerca de 20 mil consultas de enfermagem, aproximadamente 65 mil procedimentos de enfermagem, em média 7 mil atendimentos odontológicos, próximos a 80 mil visitas domiciliares feitas pelas agentes comunitárias de saúde. Destes números foram registradas 2.083 pessoas que deixaram de comparecer aos atendimentos totalizando 4,10%.

Os números surpreendem em todos os setores da Saúde. Especialidades como psicologia, fonoaudiologia, pediatria, ginecologia / obstetrícia, nutricionista e serviço social que somam mais de  10.880 atendimentos , com um novo número alarmante de não comparecimento 1.220, o que representa 25%.

Entre tantos serviços prestados, está: Atendimentos do Programa “SUS na sua casa”, sessões de fisioterapia domiciliares, sessões de fisioterapia realizadas na Clínica da própria Secretaria, sessões de fisioterapia em Clinicas terceirizadas e sessões de hidroterapia foram mais 19.000 usuários atendidos.

Na Farmácia Pública Municipal foram atendidos 59.430 pacientes, constando 227 itens entre Farmácia Básica e outros elencados pela equipe da Secretaria, totalizando um investimento de R$ 874.435,55, sendo 15% de convênio e 85 % de recursos próprios.

UPA- Foram 68.736 atendimentos realizados, sendo que de Herval d’ Oeste foram 32.449 atendimentos, totalizando 47,2% dos atendimentos da UPA.

A Secretária explanou sobre o setor de Transporte município que neste período realizou 1.507 viagens, transportando 2.830 pacientes para itinerários distintos de Santa Catarina, totalizando 463.926 Km.

No setor de Regulação (Tratamento fora de Domicilio) foram atendidos 33.600 pessoas com 600 solicitações de cirurgia (2.64% da população), onde foram realizadas 392 cirurgias em 254 dias uteis e 192 cirurgias de cataratas, além de exames e consultas de especialidades fora do município financiadas com recursos do município.

Eugenia apresentou números relativos ao Centro de Atenção Psico Social – CAPS, Vigilância Sanitária, Imunização, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Saúde do Trabalhador, Práticas Integrativas Complementares – PICs, Grupo Mexa-se (Atividade Física) entre tantos outros programas de extrema relevância para população hervalense.

Foram exibidas ações e atividades desenvolvidas pela Secretaria, conquistas realizadas este ano como contratações de novos profissionais, aquisições de equipamentos e veículos, criação de uma nova Estratégia de Saúde da Família entre outras obras importantes realizadas neste ano. Além das conquistas foram apresentadas metas e desafios   para o ano de 2023.

Eugenia destacou que são 200 profissionais que atuam na Saúde do município, agradeceu ao prefeito Mauro Martini, presente na sessão pelo zelo e preocupação que tem em melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços da saúde prestados à população hervalense. “Mesmo com a lei estipulando que devem ser investidos 15% da arrecadação em saúde, sempre ultrapassamos este percentual chegando a mais de 30%”.

O presidente do legislativo vereador Everton Parisenti agradeceu ao prefeito Mauro por estar presente, frisando que ele sempre dá uma atenção especial a todas as secretarias e a Câmara de Vereadores, sempre convidando os legisladores para discutir planos e projetos, uma administração transparente. Por mais que algumas pessoas pensem mal dos político é com frisar aqui que quando o prefeito Américo Lorini e o Mauro assumiram a Prefeitura, a saúde estava em uma situação caótica, não havia dinheiro para compra de medicamentos, filas de formavam em frente as unidades de saúde, mas tanto prefeito como vice, apertaram ainda mais o cinto e salvaram a saúde pública de nosso município. Parabenizo a todos os profissionais da saúde em nome da secretária Eugenia Bucco e da enfermeira Francine Lorasqui que está hoje aqui, ao doutor Carlos Rogério aqui presente e em nome dele aos demais médicos, que tratam a população com carinho e respeito”.

O presidente passou a palavra para os líderes das Bancadas na Câmara de Vereadores e todos foram unanimes em parabenizar o trabalho que está sendo feito pela Secretaria de Saúde com o total apoio do Poder Executivo Municipal.

Fonte: Joce Pereira

Veja agora

Homem é preso por estuprar mulher com deficiência

Um homem foi preso pela Polícia Militar por suspeita de estuprar uma mulher. O suspeito …