As medidas de segurança necessárias para a retomada das aulas presenciais na rede municipal de Joaçaba foram o tema principal de um encontro na tarde da terça-feira (16) entre os vereadores e a secretária municipal de Educação, Tânia Durigon. A secretária aceitou o convite feito pelo vereador Juliano Pedrini. As aulas iniciam nesta quinta-feira (18). Confira aos principais assuntos abordados:
Plancon: a secretária Tânia disse que o município de Joaçaba seguirá todas as orientações previstas pelo Governo do Estado no Plano de Contingência Estadual para a Educação – Plancon.
Proteção: os vereadores questionaram a secretária sobre a disponibilização nas escolas de materiais de segurança, tanto para professores como para alunos, tais como álcool gel, máscaras (para os professores) e tapetes sanitizantes para os acessos as escolas e salas de aula. Tânia Durigon informou que praticamente todo o material necessário está sendo distribuído e alguns itens ainda estariam chegando à Secretaria de Educação nesta quarta-feira (17). Os vereadores, embora reconheçam a importância de que as aulas presenciais sejam retomadas, reforçaram a importância de que todas as medidas de segurança em relação a prevenção ao coronavírus sejam cumpridas, inclusive o distanciamento. Eles disseram ainda que estarão fiscalizando as unidades de ensino nos próximos dias.
CERT: o grupo de vereadores questionou ainda por qual motivo a reforma que está sendo iniciada no Centro Educacional Roberto Trompowski (CERT) não foi realizada durante o ano de 2020, quando as aulas presencias estavam suspensas. “Temos certeza de que a reforma é necessária, mas acreditamos que faltou planejamento por parte do Poder Executivo” avaliou o presidente da Câmara, Diego Bairros.
Reclamações: o vereador Juliano Pedrini disse que o encontro foi produtivo e que os pais devem estar atentos e também fazer o papel de fiscalizadores, buscando informações junto à diretora da escola ou na Secretaria de Educação diante de qualquer dúvida.
Fonte: Ascom Câmara de Vereadores