Com um documento em tom de “grito de socorro pela população”, o Rotary Club de Joaçaba encaminhou na manhã desta quarta-feira (03) um importante ofício à Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense, com apoio de diversas entidades.
Em mais uma tentativa da sociedade civil de colaborar com as ações já em andamento, o Rotary, com apoio da ACIOC, Associação de Senhoras de Rotariano de Joaçaba, Associação dos Amigos de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, CDL/Herval d’Oeste, CDL/Joaçaba, Lions Clube Cruzeiro, ACACIA do Oriente N 3596, Mitra Diocesana de Joaçaba, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Unoesc/Joaçaba, encaminharam dois pedidos em forma de sugestão.
São medidas urgentes de estrutura hospitalar e de prevenção, que precisam andar juntas nesta pandemia. Os pedidos dizem respeito a ampliação da capacidade de atendimento e internação da ALA-COVID do Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST) envolvendo equipamentos e profissionais, local que recebe e trata pessoas de toda região que são acometidas pela doença.
Outra sugestão, tem como sustentação uma Lei Federal de 2020 que tornou obrigatório em todo território nacional o uso da máscara facial. No documento, é citado que inúmeras campanhas já foram feitas, mas uma parcela da população insiste em não usar este equipamento de proteção. As entidades entendem que o poder público, no caso as prefeituras, que tem a responsabilidade, precisa ser mais enérgico e agir criando multa e sanções como acontece em outros locais do Brasil, como por exemplo no vizinho município de Herval d’Oeste.
Porque usar máscara facial?
As máscaras, conforme já comprovado, funcionam como uma barreira física para a liberação das gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Seu uso é importante principalmente em locais em que não é possível manter uma distância mínima de segurança. Ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da Covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba.
Veja o documento:
Fonte: Assessoria de imprensa