Pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia da Covid-19, a Romaria Penitencial ao Servo de Deus Frei Bruno aconteceu de maneira virtual sem a tradicional aglomeração de pessoas que lotavam as ruas da área central de Joaçaba.
O evento, realizado neste domingo (13), teve início com a Santa Missa na Catedral Santa Teresinha em Joaçaba presidida pelo bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez e concelebrada pelos padres Pedro ngelo Manchini, Marcos Roberto Medeiros e pelo Frei Alex Ciarnoski, vice-postulador da causa de Frei Bruno.
Logo após, em uma carreta, o bispo e os sacerdotes com um grupo de animação percorreram o tradicional percurso da Catedral, passando pela Avenida XV de Novembro, Caetano Natal Branco chegando até o Cemitério Frei Edgar onde está sepultado Frei Bruno. No local, Frei Alex informou alguns avanços do processo de beatificação de Frei Bruno e detalhou que, mesmo durante a pandemia, passos importantes foram dados como foi o caso da conclusão de uma apresentação sobre a história do Frade Francisco que agora está sendo traduzida para a língua italiana e será avaliada pelos cardeais, posteriormente. Disse também que teve início o processo para coletar os dados sobre possíveis milagres que também serão enviados para Roma. A expectativa é que a entrega aconteça ainda neste ano.
Na sequência, Dom Frei Mário Marquez exaltou a realização de mais uma edição da Romaria que, apesar de ser somente no formato on-line, reuniu milhares de pessoas por meio da tecnologia. De acordo com o bispo da Diocese de Joaçaba, a expectativa é a de que o evento volte a ser presencial em 2023.
Fonte: PASCOM Diocese de Joaçaba