As altas de preços de produtos já são uma constante na vida do consumidor. Uma recente medida do governo do Estado de Santa Catarina, que tem como objetivo favorecer a indústria catarinense, acabou por criar mais um reajuste para diversos produtos, cujo resultado final é mais um aumento para o consumidor. Em recente sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba o vereador Rodrigo Pedrini (PL), falou sobre a Lei nº 18.241/2021, que aumenta a alíquota do ICMS para produtos vindos de fora do Estado.
De acordo com o vereador, a Lei busca proteger a indústria catarinense. No entanto, obriga os lojistas a repassar o aumento do ICMS – que já está vigorando – para todos os produtos adquiridos que não fabricados em Santa Catarina. “Com uma alíquota de 4% maior para os produtos importados, o comércio catarinense sofre para superar as sequelas trazidas pela pandemia e coloca em risco a economia do nosso Estado”, disse ele.
Pedrini apresentou a Moção de Apelo 001/2022, que será votada na próxima semana e sugere que o governo de SC reconsidere as modificações trazidas pela Lei. Pedrini disse ainda que pretende entrar em contato com outras Câmaras para que façam o mesmo.
Fonte: Adriana Panizzi