Atendendo a uma convocação do vereador João Marqueze (PSC), estiveram presentes na Casa legislativa na sessão desta segunda-feira (20), a secretária de Saúde Eugenia Bucco, o médico Carlos Rogério Lopes de Lima diretor técnico da Secretaria municipal de Saúde de Herval d’Oeste e diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e o enfermeiro especialista em Saúde Coletiva Willian César Gavasso.
O objetivo foi falar da prevenção, sintomas, tratamento e testagem do Coronavírus. Os profissionais reforçaram a importância do uso correto de máscaras, da higienização constante das mãos e do isolamento social.
Carlos disse que a população tem o entendimento errôneo de que é necessário fazer testagem em massa por meio dos testes rápidos e que esta não é uma medida recomendável. Afirmou que os testes rápidos servem para diagnosticar se existem anticorpos na fase aguda ou na fase tardia da doença, que o exame que detecta a doença é o PCR, (palinete inserido no nariz ou boca). Que os gestores, especialmente das cidades de Joaçaba, Herval’ Oeste e Luzerna estão tomando todas as medidas e precauções necessárias para o combate à doença.
Eugênia informou que foram contratados neste momento de pandemia dois enfermeiros para o Centro Triagem, um enfermeiro e uma estagiária para a Vigilância Epidemiológica e uma enfermeira para o Tele Atendimento. O município recebeu dos Governos Estadual e Federal, cerca de R$ 2 milhões para ações de enfrentamento do Codiv 19, parte destes recursos foram utilizados para: Serviços Médicos Centro de Triagem, Serviços Médicos Visitas Domiciliares, EPIs, Insumos Médico Hospitalar, Medicamentos, Refeições Centro de Triagem, Testes Rápidos e folha de pagamentos dos profissionais da saúde.
O enfermeiro especialista em Saúde Coletiva Willian César Gavasso, apresentou os números, mostrando que o município está num crescente de casos. “Os casos estão aumentando dia a dia e isso nos preocupa porque mostra que grande parte da população ainda não se conscientizou da letalidade deste vírus, pessoas saem as ruas sem máscaras, promovem aglomerações em festas em residências e em outros locais. É bom que fique claro que não há vacina nem remédio para cura do Coronavírus, mas a população pode ajudar a controlar esta doença”.
João Marqueze, vereador propositor da matéria destacou que “a participação dos técnicos de saúde na sessão da Câmara foi relevante, pois pudemos esclarecer algumas dúvidas quanto aos recursos recebidos, e o mais importante, quais as ações e estratégias que a Secretaria de Saúde está adotando no combate e prevenção do Covid – 19. Vamos continuar acompanhando de perto todos os trabalhos da saúde, pois em situações como esta de pandemia, precisamos e devemos errar o menos possível”. Os convidados esclareceram várias dúvidas dos vereadores.
Fonte: Joce Pereira/Assessoria