O ano de 2021 ainda foi atípico para a Educação por conta da pandemia. Muitas atividades que em tempos normais ocorriam, não puderam ser desenvolvidas, mas mesmo com todas as adversidades, a Rede Municipal de Ensino de Joaçaba conquistou diversas premiações em competições e também participou e desenvolveu vários projetos que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Confira abaixo:
PREMIAÇÕES
Olimpíada da Língua Portuguesa:Foi selecionada na Etapa Municipal a E.M. Mercedes Luiza Nascimento, por meio de um Relato de Prática inscrito pela professora Sônia Stoffel com os alunos dos 6º anos.
Olimpíada Brasileira de Astrologia: Foram premiados professores de alunos do 7º ano do Centro Educacional Roberto Trompowsky, do 5º ano da E.M. Nossa Senhora de Lourdes, e, do 6º ao 9º ano da E.M. Mercedes Luiza Nascimento.
Oliejho Cultural, Foram premiados:
Teatro Pé de Lata – 1º lugar – E.M. Mercedes Luiza Nascimento
Aluna Maria Fernanda Varela – 1º lugar – Desenho Preto e Branco – E.M. Mercedes Luiza Nascimento
Torneio de Xadrez da Associação de Xadrez de Joaçaba, foram premiados:
Pedro H. Spagnollo – 1º lugar – cat. sub 10 – Centro Educacional Roberto Trompowsky
Rafael G. Altenhofen – 4º lugar – cat. sub 10 – Centro Educacional Roberto Trompowsky
Guilherme G. Altenhofen – 2º lugar – cat. sub 12 – Centro Educacional Roberto Trompowsky
Projeto Trânsito Seguro, oferecido pela UNIMED e o 26º Batalhão da Polícia Militar, teve como objetivo desenvolver a consciência de educação e respeito no trânsito, em prol de um trânsito mais seguro, foi desenvolvido na E.M. Rotary Fritz Lucht e teve como resultado a premiação de 1º lugar na categoria desenho.
Prêmio Nestlé Crianças mais saudáveis foi desenvolvido no Centro Educacional Frei Bruno por meio do Projeto Café com Leitura, criado pela professora de Língua Portuguesa Milena dos Santos. O objetivo deste projeto foi despertar nos alunos de 6º ao 9º ano o prazer em ler e proporcionar a ampliação de vocabulário, desenvolver a competência de leitura, atenção e capacidade de concentração que refletem na formação de leitores críticos, além de instigar maior interesse pelo novo, por aprender e se desenvolver, tanto no pessoal quanto profissional, possibilitando um maior contato com os livros. A escola ficou entre as 30 finalistas dentre as 2.006 escolas inscritas em todo o Brasil.
Campeonato Estadual de Judô, realizado em Itapema, foram premiados:
Nicolas Ferreira Da Silva – 3° lugar – E.M. Rotary Fritz Lucht
Vitor da Silva – 3° lugar – E.M. Rotary Fritz Lucht
Marco Antônio de Souza – 2°lugar – E.M. Rotary Fritz Lucht
Gilmar Veronese – 2° lugar – E.M. Rotary Fritz Lucht
Eduarda Barbosa de Lima – 2°lugar – E.M. Rotary Fritz Lucht
Jamilly Ferreira Da Silva – 2° lugar – E.M. Rotary Fritz Lucht
Festival de Dança externo, Academia Fênix, foram premiados:
Grupo de Dança “Resistência” – 3º lugar – E.E.F Mercedes Luiza Nascimento
Grupo de Dança “Resistência” – 3º lugar – Centro Educacional Roberto Trompowsky
Grupo de Dança “Mãe d’água” – 2° lugar – Centro Educacional Roberto Trompowsky
Grupo de Dança “Encontros/Urban Street” – 2° lugar – Centro Educacional Roberto Trompowsky
Grupo de Dança “Carimbó” – 2º lugar – Centro Educacional Roberto Trompowsky
PROJETOS
Em parceria com a Unoesc, o Projeto Educação Fiscal e Cidadania que objetiva tratar de temas como empreendedorismo e educação fiscal por meio de palestras e o desenvolvimento de atividades que compõem uma gincana, teve a participação da E.M. Mercedes Luiza Nascimento.
Em parceria com a Unoesc, o Projeto Nossa Escola Sustentável objetivou proporcionar o conhecimento e conscientização dos alunos com o intuito de estimular a preservação do meio ambiente mediante separação adequada do lixo no espaço escolar e incentivar a reciclagem dos materiais, esse projeto foi desenvolvido na E.M. Rotary Fritz Lucht.
Em parceira com a Unoesc, o Projeto Letramento Digital que promoveu a inserção de estudantes em aprendizagens sobre programação e robótica, foi desenvolvido com alunos do 8º ano do Centro Educacional Roberto Trompowsky.
Em parceria com a Unoesc, o Projeto Avaliação e Promoção da Saúde Escolar no contexto pandêmico e pós-pandêmico, que tem por objetivo avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 no estado nutricional, comportamento sedentário e saúde bucal de crianças e adolescentes das escolas municipais de Joaçaba além de desenvolver estratégias de educação em saúde por meio de atividades de extensão universitária, conta com uma equipe de pesquisa composta por professores e estudantes de graduação da UNOESC dos cursos de medicina, psicologia e odontologia, de mestranda do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde, além de um profissional de Educação Física. Foi desenvolvido nos CEIs Anzolin, Nossa Senhora de Lourdes, Clara Zomkowsky, Rita Petry, Rosa Branco, Menino Deus, Mundo Encantado, Tempo de Aprender e nas escolas Centro Educacional Frei Bruno, Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba e E.M. Nossa Senhora de Lourdes. O projeto terá continuidade em 2022 para que possa atender a 100% das Unidades Escolares da rede municipal.
Em parceria com a JCI, o Projeto de Educação Fiscal, que tem por objetivo tratar sobre a temática da Educação Fiscal e associar esse conhecimento à prática por meio da aplicação de um Jogo de Tabuleiro “Jogo RICO”, foi desenvolvido com a turma de 8º do Centro Educacional Frei Bruno, e com as turmas de 7º anos da E.M. Rotary Fritz Lucht, a execução foi acompanhada pelos professores de matemática.
Em parceria com a CIDASC, o Projeto Sanitarista Junior teve como objetivo a promoção da mudança de atitudes e comportamentos, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente e envolveu os alunos do 5º ano do Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba.
Em parceria com a Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, que tem por objetivo ensinar habilidades para tomada de boas decisões que permitam aos jovens evitar influências negativas em questões relacionadas às drogas e violência promovendo os fatores de proteção, envolveu todas as turmas de 5º ano das escolas municipais.
Em parceria com a Polícia Militar, o Programa Protetor Ambiental – PROA, que tem por objetivo de disseminar conhecimentos sobre fatores bióticos e abióticos aos adolescentes por meio de atividades teóricas e práticas para estudantes de 12 a 14 anos. Participaram alunos dos 7º e 8º anos do Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba, Centro Educacional Roberto Trompowsky, Centro Educacional Frei Bruno e E.M. Mercedes Luiza Nascimento.
Alguns estudantes ainda participaram de algumas competições oferecidas por meio das atividades trabalhadas pelas Associações Esportivas e as Unidades Escolares foram beneficiadas com atividades culturais cedidas pela Intendência Municipal de Cultura.
Fonte: Ascom