Bebê de 10 dias estava engasgada com leite materno (Foto: Polícia Militar)
Uma bebê de apenas 10 dias foi salva por policiais militares na tarde deste sábado, dia 10, após se engasgar com leite materno no município de Xanxerê. O caso ocorreu na linha Salete, pouco antes das 14 horas.
Segundo a PM, a mãe ligou desesperada relatando que a filha estava engasgada com leite materno e já se deslocava de carro com a pequena até a cidade.
A polícia foi ao encontro da mulher enquanto dava orientações por telefone. Ao encontrar o veículo, um policial pegou a recém-nascida e começou a fazer as manobras de Heimlich para liberar as vias aéreas até a chegada ao hospital.
A bebê chorou logo em seguida e expeliu espuma e pequena quantidade de leite materno ainda durante o trajeto. No hospital ela recebeu os cuidados médicos e passa bem, informou a PM.
“No momento que vê a criança naquele estado, só pensa em salvar uma vida, o mais rápido possível chegar ao hospital”, comenta o soldado Seleri. “Depois quando a médica entrega e diz que está tudo bem com a criança, não existe nada mais gratificante, o agradecimento da mãe, o abraço, o choro de um pai pelo nosso esforço, não tem nada que se pague, fica gravado pra sempre em nossas vidas”, completa.
Manobra de Heimlich
É considerado o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por um corpo estranho. A manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico Henry Heimlich, em 1974. O objetivo é produzir uma tosse artificial, fazendo com que o objeto seja expelido da traqueia da vítima.
Saiba como agir:
Fonte: Oeste Mais