A Receita Federal, realizou nessa quinta-feira, dia 03, grande operação de combate ao contrabando e descaminho em diversos municípios do Oeste catarinense. Foram fiscalizados estabelecimentos comerciais dos municípios de Xanxerê, Ponte Serrada e Joaçaba.
Nos estabelecimentos fiscalizados, foi encontrada uma grande quantidade de mercadorias estrangeiras com indícios de importação irregular, algumas inclusive com indícios de falsificação.
Tais mercadorias foram apreendidas e passarão por um processo de verificação de origem e importação. Caso não seja comprovada sua importação regular, tais mercadorias estarão sujeitas a penalidade de perdimento. Já os proprietários, poderão responder pelos crimes de contrabando ou descaminho, a serem apurados pelo Ministério Público Federal.
Dentre as mercadorias apreendidas, destaca-se a grande quantidade de vinhos e destilados, smartphones e acessórios, caixas de com e TVs box, produto que possui importação proibida.
“A comercialização de produtos falsificados ou importados irregularmente, prejudica o comércio local por gerar concorrência desleal com os comerciantes que importam produtos originais e de forma regular, que, por sua vez, possuem custos maiores”. Informou em nota a RF.
A operação contou com servidores das unidades de Chapecó, Dionísio Cerqueira e Joaçaba.
Fonte: Receita Federal