Estamos no ano em que vamos decidir o novo nome a governar Santa Catarina. Os maiores partidos já lançaram seus nomes e o cenário começa a se desenhar, claro, ainda com possíveis mudanças. Por enquanto, todos os nomes apresentados são de pré-candidatos.
As convenções para definir as candidaturas vão ser entre 20 de julho e 5 de agosto deste ano e as chapas devem ser inscritas até o dia 15 de agosto. O primeiro turno das eleições acontece em 7 de outubro de 2018 e se tiver segundo turno será no dia 28 do mesmo mês.
Você conhece os possíveis candidatos a governador de Santa Catarina? Acompanhe.
Décio Lima
Partido: PT
Idade: 57 anos
Cidade: Itajaí
Família: casado, com dois filhos
Profissão: advogado e professor
Experiência na política: vereador e prefeito de Blumenau, deputado federal
Outras experiências: superintendente do Porto de Itajaí.
Décio Lima é o fundador do PT de Santa Catarina e tem como prioridade defender uma possível candidatura a presidente de Luiz Inácio Lula da Silva. Décio votou contra a Reforma Trabalhista e o Projeto de Terceirização. Segundo uma pesquisa do FSB Comunicação, é um dos políticos mais atuantes nas redes sociais.
Gelson Merisio
Partido: PSD
Idade: 52 anos
Cidade: Xaxim
Família: casado, com dois filhos
Profissão: administrador
Experiência na política: vereador de Xanxerê, deputado estadual
Outras experiências: presidente da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (Acix), presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc), vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), diretor superintendente do Sebrae-SC e presidente da Assembleia Legislativa de SC.Os movimentos mais avançados até agora são de Merisio, primeiro nome a ser lançado e o mais jovem entre os candidatos. A principal bandeira é a segurança pública e o uso da tecnologia para enxugar os gastos da máquina pública e modernizar o Governo. Ele ganhou força em agosto quando o PP de Esperidião Amin oficializou o apoio a sua candidatura. Ele tem ainda o apoio do PSB, o PRB, o Pros, o Solidariedade e o PV.
Mauro Mariani
Partido: PMDB
Idade: 54 anos
Cidade: Bituruna (Paraná)
Família: casado, com três filhas
Profissão: diretor de empresas
Experiência na política: prefeito de Rio Negrinho, deputado estadual, deputado federal
Outras experiências: Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina.
Mauro Mariani ainda disputa espaço dentro do próprio partido para se fixar como candidato. Porém o maior desafio é marcar posição em relação à impopularidade do governo federal e de Michel Temer, também do PMDB. Mariani já atuou como secretário de infraestrutura de Santa Catarina no governo de Luiz Henrique da Silveira.
Paulo Bauer
Partido: PSDB
Idade: 60 anos
Cidade: Blumenau
Família: casado, cinco filhos
Profissão: empresário
Experiência na política: deputado estadual, deputado federal, vice-governador, senador
Outras experiências: Secretário Estadual de Educação de Santa Catarina.
O PSDB nunca teve um governador e nesse ano aposta novamente no senador Paulo Bauer, que já foi candidato na eleição passada e perdeu. Bauer é o mais velho dos candidatos e tem como bandeira a educação e a redução da carga tributária. Votou a favor da reforma trabalhista. Pesa contra ele a proximidade com o Governo Temer e Aécio Neves, quem defendeu ao chegar de ambulância para votar a favor do colega em outubro de 2017.
Fonte: Assessoria de Imprensa