Pacientes tem procurado atendimento médico após apresentarem sintomas similares aos da Varíola dos Macacos e deixou a região de Joaçaba em alerta. A Rádio Líder entrou em contato com a Secretaria Regional de Saúde para saber mais detalhes sobre a situação da doença e foi informada que há quatro casos suspeitos.
De acordo com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, que compreende 20 municípios, Elizangela Schmidt, estas pessoas apresentam lesões sugestivas, as quais já foram coletadas amostras e os exames encaminhados para o Laboratório Central para análise, porém o resultado ainda não está disponível. Ela explica ainda que os sintomas são muito parecidos com outras doenças como a varicela, herpes e sífilis, por exemplo.
Elizangela afirma que estes casos são de diferentes municípios e de pessoas que não tiveram contato com alguém infectado ou que tenham viajado. “São duas mulheres e dois homens com a suspeita da doença, com idade entre 17 e 46 anos, sem histórico de possível transmissão sexual”. Confira a entrevista completa abaixo:
Saiba quais são os sintomas:
- Febre acima de 38,5°C;
- Fraqueza e mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Inchaço e dor nos gânglios (principalmente atrás da orelha e atrás da cabeça).
Depois de um a três dias do início dos sintomas, começam a surgir lesões na pele. Elas aparecem na cabeça, na face e no pescoço, descem pelo tronco e chegam às extremidades em um processo que pode levar até 21 dias.
- Inicialmente, elas têm o aspecto de mordidas de mosquito;
- Depois, viram vesículas parecidas com aquelas causadas pela catapora;
- As lesões crescem juntas, ao mesmo tempo e seguindo o mesmo padrão;
- Formam uma espécie de umbigo no centro e vão escurecendo;
- Quando viram crostas, caem e são substituídas pela pele normal que está embaixo.
Fonte: Dráuzio Varela