Quase 15 mil unidades consumidoras ficam sem energia na região

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

A instabilidade no fornecimento de energia elétrica afetou milhares de consumidores no Meio-Oeste catarinense na noite deste domingo (21). Dados da Celesc atualizados às 19h48 apontavam que a Regional de Joaçaba concentrava o maior número de interrupções registradas em Santa Catarina, com 14.979 unidades consumidoras sem energia.

O município mais impactado foi Campos Novos, que registrava 11.789 unidades afetadas. Na sequência aparecem Brunópolis, com 1.413 consumidores sem energia, e Abdon Batista, com 1.343.

Também foram registradas ocorrências

  • Campos Novos: 11.789 unidades
  • Brunópolis: 1.413 unidades
  • Abdon Batista: 1.343 unidades
  • Erval Velho: 150 unidades
  • Monte Carlo: 101 unidades
  • Zortéa: 77 unidades
  • Herval d’Oeste: 72 unidades
  • Luzerna: 19 unidades
  • Vargem: 8 unidades
  • Água Doce: 2 unidades
  • Lacerdópolis: 2 unidades
  • Piratuba: 2 unidades
  • Ibicaré: 1 unidade

Regional de Joaçaba concentrou maioria dos casos

De acordo com a Celesc, a maior parte das interrupções foi provocada por desligamentos acidentais.

Em todo o estado, 17.302 unidades consumidoras estavam sem energia no horário da atualização, sendo que 16.428 casos estavam relacionados a ocorrências não programadas.

Com isso, a Regional de Joaçaba respondeu por grande parte dos problemas registrados em Santa Catarina, concentrando mais de 86% das unidades afetadas.

Falha em transformador pode ter contribuído para interrupções

Informações apuradas pelo Jornal O Celeiro indicam que uma explosão em um transformador pode ter contribuído para o problema registrado em Campos Novos, município mais afetado pela ocorrência.

Além disso, o aumento no consumo de energia durante a noite, impulsionado pela iluminação pública e pelo uso de equipamentos elétricos nas residências, pode ter agravado a sobrecarga no sistema.

Até o momento, a Celesc não divulgou oficialmente a causa das interrupções, mas informou que equipes seguem mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia nas cidades atingidas.

Equipes trabalham para normalizar o sistema

A concessionária mantém o monitoramento da rede elétrica e realiza os reparos necessários para reduzir os impactos aos consumidores.

A expectativa é que o fornecimento seja restabelecido gradativamente à medida que os trabalhos avancem nas áreas afetadas.

Fonte:RBV

Veja agora

UNA LGBT Joaçaba realiza Projeto cultural:  “Encontro Cultural da Diversidade”

A cidade de Joaçaba recebe, no mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o projeto “Encontro Cultural da …