As temperaturas estão caindo na Serra catarinense. Nesta quarta-feira (28), os termômetros marcaram -7,63°C no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra. No bairro Mundo Novo, em Urubici, foi registrado -5,4°C, segundo a Epagri/Ciram. Às 6h30 ainda estava escuro e pouquíssimas pessoas se aventuraram no Centro da cidade.
Em São Joaquim, no entanto, o cenário no amanhecer foi ainda mais impactante. A água colocada nas árvores pelos moradores congelou e deixou as folhas branquinhas. Assim, os turistas aproveitaram para tirar fotos e curtir o frio.
Os corajosos João Lucas, Alex Narciso e Fernando Lopes eram os únicos na praça central de Urubici dispostos a enfrentar a sensação térmica de -6°C. Com a viagem marcada há um mês, eles vieram de Porto Alegre para conhecer o frio catarinense.
“Queremos sentir temperaturas negativas”, disse Alex, que é pai de João e cunhado de Fernando. A expectativa é que o frio seja ainda mais intenso na noite desta quarta e madrugada de quinta-feira (29).
Segundo João, o restante da família ficou na pousada, embaixo das cobertas e com o aquecedor ligado. Enquanto contavam que pretendem ficar até sexta-sexta-feira (30) em Urubici, os três pulavam para “não congelar”.
Com o frio intenso, a maioria dos comércios ainda não abriu por volta das 8h e há poucos carros circulando em Urubici.
Segundo os meteorologistas, há grandes chances de nevar ainda nesta noite na região serrana. Em São Joaquim, faz -4°C com sensação térmica de -11°C na manhã desta quarta.
Em Chapecó, os termômetros registraram 2,8ºC e houve geada moderada a forte em Guatambu, também no Oeste do Estado. Em Guabiruba, no Vale do Itajaí, também geou e as temperaturas chegaram a 2,5ºC.
Fonte: ND+