Um projeto que pretende limitar os gastos de cada vereador com diárias esta tramitando na casa legislativa hervalense. O projeto de lei legislativo 001/2018 dispõe sobre a concessão de diárias aos vereadores e aos servidores da câmara municipal de Herval d Oeste quando em viagem de missão ou estudo no valor de 5 mil reais ano.
O presidente da casa Valdenir Antonio Rodrigues(Boca) destaca que este projeto é de muita importância, já que ele irá limitar os gastos de cada parlamentar.”Eu particularmente sou contra qualquer tipo de diária, mas se o regimento interno autoriza, este projeto vem para limitar a gastança” destacou o presidente.
O assunto é polêmico, e já teve vários pedidos de vistas(quando o parlamentar tem alguma duvida e necessita de mais tempo para analisar), e na sessão do próximo dia 7 de maio deve ir a votação. “Houve vários pedidos de vistas, mas na próxima segunda feira, iremos sentar e conversar, para que no dia 7 de maio ele vá a votação.” finalizou Boca.
Emenda ao projeto:
Na sessão desta segunda feira(23), o vereador Sérgio Moacir do Nascimento(Serginho) apresentou uma emenda modificativa ao projeto. A emenda altera o art. 4 onde especifica o valor máximo a ser gasto por cada parlamentar no projeto original que esta fixado em 5 mil reais. Serginho destacou que se é para haver uma economia maior aos cofres públicos, o valor máximo a ser gasto deveria ser de 3.600 reais ano por vereador. “Se formos pensar em economia, 5 mil é muito ainda, por isso apresentei esta emenda para que haja uma economia maior ainda, cerca de 15 mil reais a mais por ano” finalizou o vereador.
O projeto teve o pedido de vistas do vereador Osni Silveira de Avila, e deve ir a votação na próxima sessão, marcada para o dia 7 de maio a partir das 19 horas e 30 minutos.