
Idealizado e realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos de Joaçaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto “O Cuidado Começa Comigo” recebeu o prêmio de prática de excelência da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). A entrega do reconhecimento aconteceu durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), que acontece nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no Expocentro de Balneário Camboriú e reúne centenas de gestores públicos para debater desafios e soluções voltadas ao fortalecimento do municipalismo.
O projeto foi desenvolvido ao longo de uma série de encontros no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com atividades planejadas para promover o autoconhecimento, a autoestima e o fortalecimento emocional das participantes. A metodologia incluiu vivências de Arteterapia, como pintura, colagem, modelagem e outras formas de expressão artística, que ajudaram as mulheres a refletir sobre sentimentos, limites e relações interpessoais.
Além disso, foram realizadas teatralizações e contações de histórias que abordaram diferentes formas de violência, muitas vezes naturalizadas no dia a dia. A intenção foi despertar a percepção sobre comportamentos abusivos e incentivar a construção de novas perspectivas de convivência. O projeto também contou com rodas de conversa e espaços de escuta ativa, mediados por psicólogas e assistentes sociais do CREAS, que acompanharam e participaram de cada etapa, proporcionando um espaço de diálogo e “não julgamento”. No início de 2025, as vivências passaram a ser realizadas, também com os profissionais que atuam na Secretaria de Assistência Social, pois Sandra Pacheco, secretária da pasta proporcionou espaços de cuidado para aqueles que cuidam.
“Estamos muito felizes com esse reconhecimento, pois ele valoriza o trabalho conjunto das equipes envolvidas. Este prêmio eu dedico a todos os trabalhadores da Secretaria de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos e da Secretaria de Assistência Social de Joaçaba, que diariamente se dedicam a práticas transformadoras em nosso município. A premiação reafirma a importância de ações que promovem conscientização, fortalecimento pessoal e quebra de ciclos de violência, provando que a transformação começa pelo autocuidado e pelo empoderamento individual”, destacou a educadora e chefe de atividades culturais e turísticas do município de Joaçaba, Caroline Brunoni, idealizadora do projeto.

Fonte: Ascom