Projeto “Juntos pela Vida” apresenta resultados alcançados

O SITICOM, em Parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e com o apoio de diversas empresas, vem apresentar os resultados alcançados pelo programa “Juntos pela Vida”, que ofereceu, de forma gratuita, a trabalhadores autônomos não só da construção civil como também de outras categorias, cursos sobre segurança do trabalho, notadamente as Normas Regulamentadoras 18 (construção civil) e 35 (trabalho em altura), além de ter promovido vistorias em canteiros de obras com o intuito de orientar trabalhadores e empresários acerca de boas práticas de saúde e segurança, emitindo relatórios sobre as condições das obras, relacionando conformidades e inconformidades.

Projeto “Juntos pela Vida” apresenta resultados alcançados

O Programa ainda pretende oferecer de forma gratuita consultoria aos trabalhadores e empresários sobre assuntos referentes às Normas Regulamentadoras, acidente de trabalho, condições inseguras, ações para garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

Além disso, com a consciência da necessidade de se discutir o assunto desde a formação, também foram promovidos diálogos em escolas, para a criação de uma cultura de segurança e saúde do trabalho entre os jovens.
Os bons resultados do projeto serão apresentados oficialmente em um evento programado para ocorrer no dia 12 de Novembro de 2019, no SENAI de Joaçaba, a partir das 8h30min, ocasião na qual os coordenadores do projeto, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho em Joaçaba e a representante do Programa Trabalho Seguro do TRT da 12ª Região, lançarão uma CARTA ABERTA À SOCIEDADE DE JOAÇABA E REGIÃO, conclamando todos os setores a implementarem medidas de saúde e segurança do trabalho, além de campanhas de prevenção, a fim de que se possa evitar a ocorrência de novos infortúnios e adoecimentos de trabalhadores.

Diversas empresas e entidades já se comprometeram a aderir à carta aberta e também ao Programa Trabalho Seguro, do TRT da 12ª Região.
Para o Presidente do Siticom Joaçaba, Pedrinho, “O principal objetivo do programa foi alcançado no sentido de qualificar os trabalhadores e introduzir o tema saúde e segurança nas escolas. Finalizar este programa com uma carta aberta à sociedade e já com diversas adesões mostra que estamos no caminho certo”.

Já para o Procurador do Trabalho Anderson, do MPT em Joaçaba, o projeto “Juntos pela Vida” representa “um importante trabalho de conscientização, pois se ocupa com a prevenção dos acidentes e a manutenção da vida e da saúde das pessoas que trabalham. Afinal, é melhor evitar que o acidente aconteça do que ter que lidar com a punição dos responsáveis depois que o infortúnio já aconteceu”.

Fonte: SITICOM

Veja agora

Unoesc Basket Joaçaba disputa a final dos Jogos Universitários Brasileiros

Os gigantes do Basket Joaçaba embarcaram para Brasília (DF) no último domingo (13), para representar …