O projeto Drone for Industry 4.0, desenvolvido pelo professor Ricardo José Costa e os alunos João Victor Mergner Scaravonatti e Marcos Ricardo Kropp, do Curso Técnico em Informática do SENAI de Luzerna, foi classificado para participar da etapa nacional do Inova SENAI.
O trabalho desenvolvido em Luzerna foi um dos quatro projetos selecionados em Santa Catarina para a etapa nacional da Mostra Inova SENAI, evento que será realizado em Brasília, de 3 a 8 de julho, durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI). A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.
Trata-se de um Drone dotado de um mecanismo de transporte de bóia acoplado e interligado a um sistema Web. Pode ser usado para auxiliar o salva-vidas em casos de afogamento e com o mecanismo instalado, o salva-vidas também poderá conversar com a pessoa para acalmá-la, até que o mesmo chegue ao local.
A princípio, o equipamento poderá ser utilizado para salvamentos em casos de afogamentos em praias, mas poderá futuramente ser aperfeiçoado como uma ferramenta de trabalho para resgates em locais mais distantes e de difícil acesso. Por exemplo, pela defesa civil em casos de enchentes e para resgatar pessoas em situações de afogamentos.
Em 2017 o projeto ficou classificado em segundo lugar na edição do Inova Estadual de Santa Catarina e este ano estará representando Santa Catarina na etapa nacional do Inova que acontecerá em Brasília, no período de 03 a 08 de julho.
Clique aqui para conhecer mais sobre os projetos selecionados de Santa Catarina.
Sobre o Inova SENAI –
É uma ação de abrangência nacional direcionada a alunos, técnicos e docentes dos Departamentos Regionais (DRs) do SENAI, voltada à captação e premiação de projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado. Tem como objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos do SENAI, por meio do desenvolvimento de negócios inovadores desde a concepção, planejamento, execução e demonstração para a sociedade e para um público de empresas e investidores passíveis de interesse pelas tecnologias geradas.
Fonte: Paula Patussi/Nativa Comunicação