
O Artista João Tomaz Santos realizou o projeto cultural “Danças do Cotidiano” contemplado no Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura nº0006/2024/PMJ realizado com recursos da Prefeitura Municipal de Joaçaba por meio da Secretaria de Comunicação Cultura e Eventos e intendência de cultura. O que acontece quando os gestos do dia a dia ganham uma nova perspectiva? Danças do Cotidiano, propõe um olhar poético sobre os movimentos presentes no trabalho diário de cinco profissionais – um gari, um sapateiro, uma enfermeira, uma professora aposentada e uma faxineira – transformando seus movimentos em pequenas células coreográficas filmadas na comunidade Cachoeirinha, Parque municipal, Praça da prefeitura, monumento Frei Bruno e ruas de Joaçaba.

O projeto visou uma pesquisa em dança-teatro realizando um resgate das memórias de trabalhadores de diferentes áreas de Joaçaba, o artista por meio de entrevistas coletou informações sobre suas relações com o trabalho e outras áreas da vida, e ainda foi possível mapear corporalmente essas pessoas e com isso foram criadas pequenas cenas. “O projeto propõe um mergulho no cotidiano, explorando os encantamentos, desafios e belezas que habitam na vida dessas pessoas, valorizando suas realidades e identidades. Isso é relevante em um contexto de desigualdades sociais, culturais e econômicas, onde muitas vezes só se ouve falar sobre a história a partir de uma visão hegemônica e pluralizar as vozes, trazendo protagonismo a quem muitas vezes é invisível socialmente, é possibilitar diversas visões e sabedorias de mundo sendo espalhadas por meio da arte” (João Tomaz Santos).

É possível verificar parte dessa pesquisa no vídeo (acessível em audiodescrição) publicado nas redes sociais do artista:
Instagram: @joaotomaz.girarte
https://www.instagram.com/joaotomaz.girarte?igsh=MWFyZG55dHRzcXR1Zg==
Facebook: @Joãotomaz
https://www.facebook.com/thomas.dsn
Youtube: @joaotomazdossantos9724
https://www.youtube.com/@joaotomazdossantos9724
Pesquisa e atuação: João Tomaz Santos
Produção: Ingrid Lucas
Direção Audiovisual: Rudolfo Auffinger
Montagem: Igor Nazário
Trilha sonora e desenho de som: Guilherme Gregianin
Designer gráfico: Kika Chmura
Fotos: Elton Krug
Audiodescrição: Ouvindo Imagens

Fonte: Ascom