Projeto Cuca Empreendedora é apresentado aos vereadores de Herval d’ Oeste

Atendendo ao convite do vereador Marcelo Vendramini, os idealizadores do Projeto “Cuca Empreendedora” Ângelo Radavelli e Charles Savaris, utilizaram o momento destinado a Presidência da Casa Legislativa para falar sobre está ação que foi desenvolvida de forma experimental na Escola Básica Municipal Cruz e Souza. Presentes também a secretária de Educação Silvana Bulla, alunos e familiares.

Segundo Angelo Radavelli, o projeto foi idealizado com o propósito de promover e incentivar o desenvolvimento dos jovens e adolescentes por meio do empreendedorismo e de histórias inspiradoras, a primeira edição foi concluída. “O projeto aconteceu de maneira pioneira e inovadora no Meio-Oeste de Santa Catarina, esta geração que está aí tem muito potencial, só nos resta promover e incentivar toda essa força e dinâmica para projetos relevantes que possam transformar a realidade social de onde eles estão”, finalizou.

Radavelli destacou que desde o mês de maio, os alunos do 8º e 9º ano da escola tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o universo dos negócios a partir da experiência de diversos empreendedores que passaram pelas atividades. Ao longo do período, foram 10 encontros realizados com a presença de mais de 25 convidados, entre empresários, empreendedores, atletas, músicos e personagens sociais que compartilharam as suas histórias e inspiraram os jovens ao mundo do empreendedorismo. Ao todo foram mais de 40 horas de conteúdo compartilhado, além de duas visitas técnicas a várias empresas.

Outro idealizador do projeto Charles Savaris, que é diretor do Polo Inovale reforçou que é preciso criar condições necessárias para que os jovens e adolescentes tenham acesso a novas oportunidades e possam conhecer mais de perto a relevância dos negócios e do empreendedorismo para o futuro do município e da região”.

De acordo com o vereador Marcelo Vendramini os idealizadores do projeto estão de parabéns a exemplo da Secretaria de Educação do município que deu o suporte. “Continuem com este projeto, tracem metas e sigam em frente. Parabenizo muito especialmente ao empreendedor Ângelo Radavelli que voltou a escola em que estudou para desenvolver o projeto piloto, ano que vem, conforme já fomos informados o Cuca Empreendedora será desenvolvido em duas escolas do nosso município, desejo que todos os alunos que participaram tenham absorvido o conhecimento e que possam se tornar futuros empreendedores de Herval d’ Oeste”.

O presidente da Câmara de Vereadores Everton Parisenti parabenizou todas as pessoas envolvidas no projeto, alunos, pais, idealizadores e educadores. “Nosso mercado tem muitas vagas de trabalho, mas o que falta é mão-de-obra qualificada e projetos como este trazem este conhecimento graças também ao envolvimento da nossa Secretaria de Educação. Parabéns aos pais que apoiam seus filhos, vocês jovens são nossos futuros empreendedores e estão a um passo à frente de outros adolescentes, pois foram os primeiros a participar do projeto. Vão em frente, tenham coragem, fé, deem seus passos a frente que Deus dará o chão”.

Destaque especial para a imersão no mundo dos negócios

Durante todo o período do Projeto, os alunos foram convidados a aplicarem em projetos criados por eles, todas as ferramentas e conhecimentos que foram compartilhados durante o Cuca. No primeiro momento, os alunos foram divididos em seis grupos. Na sequência, realizaram um estudo para ampliar os conhecimentos sobre os problemas existentes na comunidade onde atuam, mais especificamente, o Bairro São Jorge em Herval d’Oeste. Logo após, trabalharam na criação de soluções a partir da percepção dos grupos. As seis soluções apresentadas foram as seguintes:

Equipe 01 – W_Cruz: criaram o aplicativo ATP: Assistência de tratamento psicológico

Equipe 02 – Os Empreendedores: criaram o Guava Melon, um suco capaz de combater o alcoolismo

Equipe 03 – Os Seis Mosqueteiros: criaram o Aplicativo A Emoção para reduzir problemas psicológicos

Equipe 04 – Só Os Melhores: criaram um Centro de Reabilitação para dependentes químicos

Equipe 05 – CS: Criação do remédio Dry Daisy para combate ao alcoolismo

Equipe 06 – Sonhos São Possíveis: Criaram o aplicativo All Sports para encontrar pessoas e espaços disponíveis para as práticas esportivas.

A Equipe W_Cruz foi a vencedora. O prêmio será uma viagem para Florianópolis onde conhecerão o ecossistema de inovação com o objetivo de retornarem para Herval d’Oeste aplicando novas ideias.

Apoiadores

A primeira edição do Cuca Empreendedora foi idealizada pelo empreendedor Angelo Junior Radavelli e contou com o apoio do Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe (Inovale), Prefeitura de Herval d’Oeste, Escola Cruz e Sousa, Luana Martins Design de Marcas, Passarela Supermercados, Incubadora Herval e Agência de Inovação e Relações Institucionais da Unoesc (Agir). As atividades tiveram acompanhamento também da equipe composta pelos profissionais Charles Savaris (Inovale) e Gabriela Luchese (Incubadora Herval), além do prefeito Mauro Martini, vice-prefeito Jair da Rosa, secretária de educação Silvana Bulla, além da direção da Escola Cruz e Sousa sob a gestão da professora Angela Bilibio e da coordenação pedagógica liderada pela psicopedagoga Emanuelle Canalle.

Fonte: Ascom

Veja agora

Mulher é encaminha à UPA após ser atacada por cachorro em Joaçaba

Uma mulher foi atacada por um cachorro na manhã desta quinta-feira (17/10), em Joaçaba. A …