A Secretaria de Saúde de Herval d’Oeste, através de equipe formada por profissionais da Medicina e da Enfermagem, inicia o ano de 2026 atendendo em suas residências, 57 pacientes, inclusos no Programa SUS na Sua Casa.

Conforme o Secretário de Saúde, João Marqueze “os pacientes são indicados pelos ESFs dos bairros, devido a impossibilidade de deslocamentos por diferentes problemas de saúde, passando a receber então as visitas regulares da equipe médica para suas consultas e tratamentos”.
A médica Amanda Morandini, explica que “as visitas diretamente nas residências leva a um atendimento mais humanizado, garantindo continuidade dos tratamentos. Entre os pacientes estão pessoas com comorbidades variadas, idosos com problemas de movimento físico ou vítimas de AVC, também jovens acamados devido acidentes de trânsito ou similares, entre outros. Quando percebemos um agravamento no quadro, efetivamos encaminhamentos hospitalares , acionando ambulâncias e equipes, sempre prezando a qualidade de vida e a recuperação do paciente”.
Para o morador de Herval d’Oeste, João Corrêa, que tem a esposa acamada, vítima de AVC, há 5 anos, com leito adaptado em casa, “não há palavras para agradecer e dizer o quanto é importante este trabalho. Elas são meu porto seguro, queridas, acessíveis e dispostas sempre que eu preciso de auxílio. Eu percebo algo errado com minha esposa, aciono a equipe e prontamente elas estão aqui, seja para um remédio, um ajuste de sonda ou qualquer outro atendimento. Eu só tenho a agradecer. É um trabalho muito bom”.
Também a paciente Inês Passoldi, de 91 anos, destaca “elas são fantásticas, queridas, simpáticas, muito profissionais, tanto a doutora Amanda quanto a enfermeira Cristina. Eu não consigo me movimentar devido sequelas de cirurgia, então elas me visitam e garantem meu atendimento regularmente, em casa. É muito importante para mim e peço a Deus que ilumine estas profissionais para que continuem ajudando muito gente”.

O Secretário de Saúde, João Marqueze ressalta que “em caso de necessidade do uso deste modelo de atendimento, é preciso solicitar juntamente à equipe do ESF do bairro que será dado andamento ao serviço”, concluiu.
Fonte: Ascom
Rádio Líder