Por iniciativa da União das Associações de Moradores de Herval d’Oeste (UAMHO), o Programa Rede de Vizinhos está se expandindo no município. Na semana passada, os bairros Jardim José Rupp e São Jorge foram sensibilizados para a formação do grupo de interação e cuidado entre os próprios moradores. Os trabalhos foram conduzidos pelo tenente Porto, do 26º Batalhão de Polícia Militar de Herval d’Oeste.
De acordo com o oficial, o grande objetivo do Programa Rede de Vizinhos é o de gerar cooperação entre os moradores, gerar proximidade e criar um ambiente desfavorável para a prática de delitos como furtos e roubos. Porto afirmou ainda que o êxito do projeto depende muito do engajamento e da dedicação de cada morador, que precisa se envolver com a Rede de Vizinhos e atuar como um agente de transformação colaborando com toda a comunidade.
A reunião foi realizada no Centro Social da Capela do Bairro Rupp e teve uma boa participação da comunidade. Na oportunidade, ficou definido que o Rupp implantará o Programa Rede de Vizinhos nos próximos dias, enquanto que no bairro São Jorge haverá outra reunião de sensibilização marcada para o final do mês de novembro.
Para Pedro Nogueira, presidente da UAMHO, o objetivo é criar estratégias para melhorar a segurança dos moradores de Herval d’Oeste. “Acredito que este movimento é favorável para termos uma melhor qualidade de vida dos moradores por meio dessa ajuda recíproca e parceria com o cuidado com a vida e os bens do próximo. Nosso objetivo é incentivar cada vez mais esse projeto por que acreditamos nesta iniciativa”, afirmou.
Além dos bairros Rupp e São Jorge, a comunidade da Estação Luzerna também já foi sensibilizado para a formação da Rede de Vizinhos.
Sobre o Programa Rede de Vizinhos:
1 – Mobilize seus vizinhos;
2 – Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar do seu bairro ou município;
3 – O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos PMSC para a localidade.
A intenção do programa “Rede de Vizinhos da PMSC’’ é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro”. Ainda pretende melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.
Fonte: Angelo Junior Radavelli/Assessoria de Comunicação