Profissionais de saúde foram agredidos de forma física e verbal em Herval nos últimos 30 dias

ESF bairro São Jorge.

Uma série de agressões contra profissionais de saúde vem chamando a atenção das autoridades civis e policias em Herval d’ Oeste. Nos últimos trinta dias, cerca de cinco profissionais foram agredidos de forma física e verbal em unidades de saúde no município.

O último fato foi nesta quinta feira (23), onde uma paciente agrediu de forma transfóbica uma técnica em enfermagem do ESF do bairro São Jorge. No ato, foi inclusive acionada a polícia militar, onde uma guarnição com uma policial feminina teve que conter os ânimos que estavam alterados.

Agressões no últimos trinta dias:

*Uma técnica em enfermagem foi agredida de forma física na Unidade de Pronto Atendimento- UPA.

*Uma agressão verbal e moral a uma enfermeira no ESF do bairro Nossa Senhora de Fátima.

* Uma agente de saúde foi agredida inclusive com o uso de um animal(Pit Bull) em frente ao ESF centro 1.

* E por último a agressão transfóbica no ESF do bairro São Jorge.

Nossa reportagem ouviu o prefeito Mauro Martini, que se manifestou a respeito.

Há uma lei federal vigente em que agressões a servidores públicos é crime:

Decreto-lei 2848/40.

A secretaria de saúde de Herval d’ Oeste emitiu uma nota de repúdio sobre os recorrentes fatos:

NOTA DE REPÚDIO

A Secretaria de Saúde de Herval D’Oeste, por meio desta nota, manifesta seu veemente repúdio aos recentes acontecimentos que envolveram atos de violência verbal, moral e física, direcionados aos nossos servidores durante a execução de seu trabalho, no âmbito da secretaria de saúde, unidades básicas de saúde e UPA.

É com profunda consternação que testemunhamos tais incidentes, que desrespeitam não apenas os direitos humanos fundamentais de nossos servidores, mas também comprometem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população de Herval D’Oeste. É inaceitável que aqueles que se dedicam a prestar cuidados e assistência a quem mais necessita sejam alvos de agressões e desrespeito.

A violência, seja ela verbal, moral ou física, não tem lugar em nossa sociedade, muito menos em nossas instalações de saúde. Condenamos qualquer ato que atente contra a integridade física, emocional ou profissional de nossos servidores, e reafirmamos nosso compromisso de garantir um ambiente seguro e saudável para todos.

Apelamos à consciência de todos os cidadãos de Herval D’Oeste para que valorizem e respeitem o trabalho árduo e essencial dos profissionais de saúde, especialmente em tempos desafiadores como os que vivemos. A saúde é um direito fundamental de todos, e devemos unir esforços para fortalecer nosso sistema de saúde e promover o bem-estar de nossa comunidade.

As limitações do Sistema Público de Saúde não podem ser motivadoras de ataques contra os servidores que nele atuam.

Nossa Secretaria de Saúde está comprometida em tomar as medidas necessárias para proteger seus servidores e garantir que possam exercer suas funções de forma segura e eficaz, bem como garantir os direitos de seus cidadãos conforme a Lei 8080/1990.

Denunciaremos todos os casos de violência às autoridades competentes e colaboraremos integralmente em qualquer investigação.

Secretaria de Saúde de Herval D´Oeste.

Herval D’Oeste, 24 de agosto de 2023.

Veja agora

Professora de educação física morre em colisão na BR-153

Uma jovem de 28 anos perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20) em um …