A Justiça da Comarca de Joaçaba agendou para o mês de fevereiro, após o término do recesso do judiciário, as audiências de instrução de um caso de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro que resultou na prisão de diversas pessoas, incluindo advogados da região de Joaçaba e cidades do Alto Uruguai catarinense.
De acordo com informações preliminares, ao menos 30 pessoas foram arroladas no processo e deverão ser ouvidas. A previsão é de que as audiências se estendam por três dias, e após últimas diligências, deverão ser apresentadas Alegações Finais pelo Ministério Público e pela Defesa, e na sequencia será prolatada a Sentença.
Entre os envolvidos, está um advogado de Joaçaba, que segue preso preventivamente. A esposa dele também foi detida e permanece recolhida no Presídio Feminino de Chapecó.
Ambos são acusados, com base em investigações conduzidas pela Polícia Civil e do GAECO, de integrar um esquema ligado a Organização Criminosa, Lavagem de Dinheiro, além de facilitar a comunicação entre presos e membros do crime organizado, comumente chamado de ‘sintonia’, onde advogados levam recados de presos para comparsas fora do presídio ou entre líderes da organização presos em diversos presídios.
Segundo o advogado Éber Bundchen que atua na defesa de uma das Advogadas também mencionada no processo — sendo a única que teve a prisão revogada explica que o caso segue sob sigilo, o que limita a divulgação de informações detalhadas, não podendo dar detalhes sobre o andamento do processo.
A investigação apontou que o advogado e sua esposa estariam envolvidos no recebimento de dinheiro oriundo do crime organizado como parte do esquema.
O processo, que envolve profissionais da área jurídica, ganhou grande repercussão na região devido à gravidade das acusações e ao envolvimento de advogados. A expectativa é de que as audiências de fevereiro forneçam mais elementos para o avanço da ação penal, que segue em segredo de justiça.
Mais detalhes sobre o caso devem ser divulgados conforme o andamento do processo e as decisões judiciais.
Fonte: Atual Fm