Primeiro ciclone de 2026 deve atingir SC com temporais e ventos de 100 km/h

O primeiro ciclone extratropical de 2026, que se forma já nesta sexta-feira (9) a partir de um sistema de baixa pressão atmosférica na Argentina, deve começar a ter efeitos em Santa Catarina neste sábado (10), com chance de ventos fortes, temporais generalizados e risco alto para alagamentos e enxurradas, segundo a Defesa Civil. Já por conta do sistema de baixa pressão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para tempestades, com chance de ventos intensos de mais de 100 km/h nesta sexta, principalmente nos municípios que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, no Oeste catarinense.

Imagens de satélite mostram aproximação do ciclone no Brasil (Foto: Epagri/Ciram, Reprodução)

Conforme a previsão da Defesa Civil, o sistema de baixa pressão deve dar origem ao ciclone no sábado (10), com deslocamento em direção ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul. Dessa forma, o ciclone deve influenciar o tempo em Santa Catarina já no primeiro dia do final de semana, com possibilidade de temporais de forte intensidade, segundo o órgão, a qualquer hora do dia, mesmo sem passar pelo Estado.

Segundo o Inmet, que emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades para todo o Estado no sábado, há chance de chuva entre 50 e 100 milímetros em um único dia, ventos intensos de 100 km/h e queda de granizo.

Associado ao calor e à umidade, as tempestades podem atingir todas as regiões catarinenses, principalmente a partir da tarde, com ocorrências mais intensas durante a noite nas áreas litorâneas. Os termômetros podem chegar aos 35°C no Litoral Sul, atingindo os 30°C na maioria dos municípios, com exceção dos Planaltos.

Ainda no sábado, segundo a Defesa Civil, o risco é alto e pontualmente muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, e danos na rede elétrica.

Ciclone continua influenciando o tempo nos próximos dias

No domingo (11), o ciclone começa a se deslocar para o oceano, o que provoca temporais com mais intensidade no Litoral desde o início do dia. Entre a tarde e a noite, as tempestades se intensificam, especialmente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

O calor também deve ter influência nas instabilidades, já que os termômetros chegam aos 33 °C no Litoral Sul. O risco ainda é alto e pontualmente muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

O tempo começa a melhorar na segunda-feira (12), com temporais restritos ao Litoral e ao Norte de Santa Catarina, ocorrendo de forma isolada e com baixo risco de impacto, especialmente na divisa com o Paraná. Já na terça-feira (13), o ciclone deve estar já em alto mar, mas o calor e a umidade ainda devem provocar pancadas de chuva em todo o Estado, com temporais isolados.

Fonte: NSC Total

Veja agora

PM está com inscrições abertas para Processo Seletivo com salário de R$ 8.500

A Polícia Militar de Santa Catarina informa que estão abertas, desde terça-feira, 23 de dezembro, …