No dia 9 de abril, sexta-feira, às 20h, no canal do Youtube da Vai coletivo, irá acontecer o último encontro criativo online, de uma série de encontros de coletivos teatrais catarinenses, e que foram transmitidos diretamente da segurança de seus lares.
Contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o projeto “Colaborações SCênicas: Rede de intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina”, tem como principal objetivo o estabelecimento de um ambiente de colaboração mútua durante o período de isolamento social, tornando o fazer teatral possível mesmo com o atual cenário da pandemia no país.
Esses encontros objetivam a troca de metodologias e sistemáticas sobre os processos criativos de quatro coletivos de diferentes regiões do Estado de Santa Catarina: Coletivo NEGA de Florianópolis, que iniciou o projeto, o Karma Coletivo de Artes Cênicas de Itajaí, segundo grupo a participar do encontro criativo, e encerrando a primeira fase do projeto, o Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba, mostrará para o público, seu processo criativo e sua história nas artes cênicas catarinense e brasileira, os encontros sempre acontecem com a participação da VAI! Coletivo de Joinville, proponente e anfitriã.
Os idealizadores do projeto são: o artista-pesquisador Raphael Vianna, diretor artístico da VAI; Samira Sinara, atriz, produtora cultural e pesquisadora do Coletivo, e o produtor executivo Jackson Silva que é membro permanente da VAI! Coletivo.
As atividades estão acontecendo em três etapas: compartilhamento de pesquisas, produção de material audiovisual e disponibilização dos conteúdos nas redes digitais, de forma gratuita e com acessibilidade para pessoas com deficiência. As lives com a participação dos coletivos envolvidos, são realizadas sempre às sextas-feiras, aberto ao público, mediados pelo diretor e professor de teatro Amarildo de Almeida, diretor da La Trama Cia. Teatral. Já, o cineasta Juliano Lueders é o responsável pela produção audiovisual, direção de arte e edição dos encontros entre os coletivos. O trabalho acorre integralmente de modo telepresencial, em respeito aos protocolos sanitários e de distanciamento social, por meio de plataforma digital zoom.
Na estreia do projeto Colaborações SCênicas, a VAI Coletivo, convidou o Coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Arte), o primeiro grupo de teatro negro de Santa Catarina, foi uma experiência única, o bate papo aberto ao público, aconteceu no dia 5 de março, o segundo encontro, aconteceu no dia 26 de março, com o Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Itajaí. Tendo ocorrido dois encontros fechados, para debates e experimentações, com cada grupo. Os respectivos bate-papos, já estão disponíveis no canal do youtube da VAI! Coletivo.
VAI! Coletivo
A VAI! Coletivo fundado em 2009 na cidade de Joinville se estabelece como um grupo de artistas-pesquisadores engajados na experimentação e produção de obras cênicas em Santa Catarina. Sua poética é marcada pelo cruzamento de linguagens e o interesse em pensar e praticar as artes como um território expandido e hibridizado. Ao longo dos mais de dez anos de existência, a VAI! vem alcançando reconhecimento de público e crítica, tendo participado de projetos e festivais de teatro e sido contemplada diversas vezes em editais municipais e estaduais de Santa Catarina.
Grupo Reminiscências
Fundado em Joaçaba, no dia 19 de agosto de 2011, o Grupo Reminiscências é um coletivo de pesquisa, criação e atuação dentro das artes cênicas, com foco em teatro e palhaçaria. O coletivo é composto por atores oriundos do Rio Grande do Sul e Paraná, que na procura de formação aperfeiçoamento teatral uniram-se em solo Catarinense; Somando histórias e repertórios artísticos, em um novo percurso pautado nas pesquisas da poética corporal. Circulando por diversas cidades e estados do Brasil, apresentando espetáculos e intervenções culturais. Atua também com arte-educação, produção cultural, articulação e fomento político-artístico-cultural, no oeste catarinense.
Projetos para 2021
Para o segundo semestre deste ano, o coletivo estará executando 2 projetos contemplados no edital Elisabete Anderle. O Risco núcleo de pesquisa em Palhaçaria. E a montagem de um espetáculo para crianças chamado “CRIANÇAR”, que terá a direção do Pepe Sedrez da Cia Carona de Teatro de Blumenau.
Mais informações: https://www.instagram.com/nucleorisco
Programação Debates Cênicos
9 de abril (sexta-feira- aberto ao público) e 10 e 11 de abril (sábado e domingo – somente grupos) Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba
Exibição dos curtas com os coletivos participantes do projeto
16, 17 e 18 de junho – de quarta a sexta das 20h às 21h