As constantes reclamações que chegaram até a presidente Disnéia De Marco (PP) em relação a demora para que os pacientes em tratamento de câncer sejam atendidos junto ao setor de oncologia do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba, levaram a vereadora a tornar público o fato.
Em sessão de quarta-feira (02), a presidente disse que, de acordo com os relatos que recebe, é comum as pessoas permanecerem por até 4 ou 5 horas para passar pela quimioterapia. O agendamento, ainda de acordo com pacientes, é feito para às 7 horas da manhã para todos. Ocorre que muitos permanecem até o meio dia aguardando atendimento.
“Sei do esforço de muitos dos profissionais e gestores do HUST para que o serviço prestado pelo hospital tenha a melhor qualidade possível. No entanto, acredito que esteja ocorrendo algum problema interno que requer maior atenção”, disse a presidente. Ela ressalta que os pacientes já estão debilitados devido a doença e que muitos já enfrentam uma viagem para chegar até Joaçaba e que o longo período de espera pode interferir na recuperação.
A presidente sugeriu ainda que os vereadores que integram a Comissão de Saúde na Câmara possam se reunir e buscar um contato de forma oficial com a direção do hospital em busca de informações. Ela propõe ainda que vereadores de cidades próximas possam também se unir ao grupo já que, o hospital presta um atendimento regional.
Fonte: Ascom