Tendo em vista a dificuldade que alguns pais encontram em conciliar seus horários para levar e buscar seus filhos à escola, muitas vezes se torna necessário a contratação de serviços de transporte escolar. Diante disso, a Prefeitura de Joaçaba, através da Diretoria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana, orienta a população sobre a segurança na contratação do serviço.
De acordo com a Diretoria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana, no ato da contratação, muito além de apenas negociar preços e combinar horários, o consumidor deve ficar atento à segurança do veículo e à idoneidade do motorista. O ramo dos transportes escolares é bem conhecido, porém, antes de fechar o contrato, podem surgir algumas dúvidas sobre o que observar para garantir e segurança de seus filhos e, por consequência, adquirir uma prestação de serviços satisfatória.
Segue abaixo mais algumas orientações:
Verifique se o condutor possui:
- Habilitação de categoria D;
- Curso de transportador escolar concedido pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito);
- Licença para trabalhar.
Para cumprir com os requisitos anteriormente mencionados, o condutor deve ter idade superior a 21 anos, não ter cometido nenhuma infração gravíssima no trânsito, nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses. Solicite também o número da licença do motorista e consulte no Departamento de Trânsito, Transportes e Mobilidade urbana de Joaçaba se ele está autorizado a circular.
Verifique se o veículo:
- Está em boas condições de uso e higiene;
- Possui placa vermelha;
- Possui autorização do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), fixada no lado interno e em local visível
- Possui registro do número de passageiros;
- Possui equipamento inalterável que registre a velocidade do veículo, e a faixa amarela externa.
A Diretoria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana salienta ainda que veículos que possuem autorização para condução coletiva de escolares, emitida pelo DETRAN/SC passaram por vistoria, sendo os itens básicos inspecionados: Sistema elétrico, Sistema de iluminação, Sistema de Direção, Sistema de transmissão, Sistema de exaustão, Sistema de freios, Carroçaria/Habitáculo, Pneus e Rodas, Equipamentos obrigatórios e de segurança, Dispositivos de visão indireta, Suspensão e demais componentes e Dimensões. Esta vistoria não isenta o proprietário de suas responsabilidades quanto aos damos pessoais e materiais, ou da realização periódica de manutenções.
É importante que os pais contratantes dos serviços, estarem atentos aos itens que visivelmente são fáceis de identificar, como por exemplo: Pneus; cinto de segurança para todos os passageiros; limitadores de abertura de vidros, dentre outros elementos, para de fato garantir uma viagem tranquila e segura no trajeto escola-casa e vice-versa.
Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Comunicação