As notificações de veículos por videomonitoramento na rótula da Avenida Santa Terezinha, em frente aos Correios, gerou polêmica e indignação nas redes sociais nesta quarta-feira (13).
Em diversos grupos circularam imagens de um veículo que foi autuado por invadir a faixa amarela, sendo que no local foram retirados os tachões.
O motorista informou que foi autuado no último dia 6 com a multa considerada infração gravíssima, que penaliza com 7 pontos na Carteira Nacional de Habitação. Outro veículo também foi notificado dois dias depois, pela mesma infração.
O condutor informou ao Portal Caco da Rosa que vai solicitar ao município a cópia do projeto e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do profissional que a assinou, além de questionar se a rótula atende aos padrões do Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Após a repercussão, o diretor de trânsito de Joaçaba, Wilton Zukowski, se manifestou em nota informando que as notificações serão eliminadas, e orienta os condutores autuados como proceder.
“Este tipo de multa procede quando o veículo transita sobre ilha, mini-rotatória ou refúgio para executar movimento de conversão. Não se autua quando o veiculo de grande porte transita parcialmente sobre a mini-rotatória devido a seu raio de giro. Mas pelo fato de que, em eventos, como o carnaval, se retiram os tachões e se permite passar sobre a ilha, essas multas geradas serão eliminadas. Pela informação que recebi foram cinco multas geradas no local. Quem as recebeu pode nos procurar na Prefeitura que estaremos orientando e auxiliando no procedimento para retira-las. Desde já agradecemos a compreensão”.
Motoristas devem entrar com recursos
Major Valdeci Oliveira da Silva, comandante do 26º Batalhão Polícia Militar, explicou que as autuações não podem ser eliminadas automaticamente, por isso os condutores devem ficar atentos aos prazos dos recursos. “A orientação é que todos entrem com recursos. Se comprovar o mérito, explicando porque passou em cima da faixa, poderá ser deferido”, orientou.
Com informações do Portal Caco da Rosa