O Ministério das Cidades e o Denatran anunciaram nesta terça-feira (30) um novo prazo para emissão da Carteira Nacional de Habilitação Digital, que será obrigatória em todo o Brasil a partir de 1º de julho.
O prazo anterior era 1º de fevereiro, mas até a última sexta-feira (26) menos da metade dos estados estavam preparados ou já emitindo a CNH-e, que servirá como um documento adicional no celular do motorista.
“Alguns órgãos e entidades de trânsito precisam realizar ajustes técnicos”, afirmou o Denatran. Além disso, houve um pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para adequar a CNH Eletrônica nos procedimentos de embarque de passageiros.
17 mil CNH-e já foram emitidas
Pelo menos 12 estados e o Distrito Federal já aderiram à CNH digital e alguns deles já estão emitindo o documento. Goiás foi o primeiro estado a oferecer a versão no celular, em um projeto piloto, desde outubro.
Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins também já emitem a CNH-e. Cerca de 17 mil motoristas já possuem as carteiras digitais no país inteiro.
Como obter a CNH?
- Quando ela estiver valendo no seu estado, o primeiro passo é cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran;
- Ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online);
- Caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor;
- Baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android);
- Acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, quando o estado disponibilizar a CNH digital;
- Criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.Fonte /Clic RDC