A Divisão de Investigação Criminal – DIC de Joaçaba investigou crimes de tráfico de drogas, homicídios tentados, tráfico de drogas e organização criminosa, tendo a Autoridade Policial representado por expedição da mandados de busca e apreensão nas Ruas São Paulo e Balduíno Matevi, ambas da cidade de Herval d´Oeste.
No entanto, em face de homicídio tentado ter ocorrido na cidade de Joaçaba, os mandados foram expedidos pela Comarca de Joaçaba, cm manifestação favorável do Ministério Público.
Para o cumprimento dos mandados a DIC solicitou apoio da Polícia Militar, que apoio inclusive com um cão treinado para buscas de drogas, contou com o apoio de policias civis das cidades de Joaçaba, Herval d´Oeste Luzerna e com o CANIL da cidade de Xanxerê-SC.
Nas residências dos investigados foram apreendidas armas, sendo um revólver calibre 22 e uma garrucha calibre .38, drogas tipo maconha e cocaína, balanças de precisão, munições, pinos para embalar cocaína entre outros matérias utilizados par ao tráfico de drogas. Cinco pessoas foram autuas em flagrante e todas encaminhadas ao presídio de Joaçaba, onde aguardam pela audiência de custódia.
Quatro pessoas (dois homens e duas mulheres) são da mesma família e, de longa data, dedicam-se ao tráfico de drogas na cidade de Herval d´Oeste. Vão responder por crime de tráfico de drogas, associação par ao tráfico, organização criminosa e posse ilegal de armas de fogo de uso permitido.
Com informações da polícia civil