A Polícia Militar comemorou na tarde desta quarta-feira (16) os 10 anos de criação do 26º Batalhão de Herval d´Oeste. O ato contou com acompanhamento da Banda Musical Novos Talentos de Canoinhas, a entrega de armamentos, viaturas, brasões, medalhas e formatura de curso. Prestigiaram o evento, o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, autoridades militares, civis e familiares dos agraciados.
Durante a solenidade, foram entregues quatro fuzis adquiridos com recursos dos municípios de Herval d´Oeste, Luzerna e Zortéa para serem empregados no fortalecimento do policiamento, e três carabinas para Ibicaré, Treze Tílias e Erval Velho. Além de uma viatura descaracterizada (Ford/Ka Plus) para a Agência de Inteligência, adquirida com recursos do Poder Judiciário, e um Fiat/Ducato para o deslocamento da tropa em eventos, adquirido com recursos do convênio de trânsito do município de Joaçaba.
Como forma de reconhecimento e respeito, os ex-comandantes receberam uma singela homenagem do atual comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, major Valdeci Oliveira da Silva. Coronel Luiz Roberto Müller foi o primeiro comandante do Batalhão, de 6 de abril de 2009 à 2 de dezembro de 2014. E a coronel da Reserva Remunerada, Lucimar Savaris, de 2 de dezembro de 2014 à 21 dezembro de 2017.
“É um dia de festa, uma data especial para nós, que hoje recebemos autoridades dos 19 municípios de circunscrição do Batalhão. Uma alegria imensa ter chegado até aqui, e principalmente crescido”, destacou o comandante, major Valdeci. De acordo com ele, o projeto estrutural está sendo alcançado, de gerar recursos para investir na segurança pública. “Estamos vencendo esse desafio com a parceria do Poder Púbico e de outras entidades que nos ajudam. Nossa busca é capacitar o policial para melhorar a qualidade dos serviços que entregamos para a sociedade”, concluiu.
HOMENAGENS
Praça mais antigo na Reserva Remunerada:
CB PM reformado Felisberto Maciel (32 anos de serviços). Ingressou na PM no dia 2 de fevereiro de 1953, até 1 de julho de 1979.
Praça mais antigo na ativa
2º SGT PM Airton Luiz Pilati (34 anos de serviço prestados).
Brasões de Mérito Pessoal (2ª categoria)
3º SGT PM Lucas Alexandre Ferreira
CB PM Nivaldo da Silva
Brasões de Mérito Pessoal (3ª categoria)
SD PM André Luiz de Moraes Falcão
SD PM Gomar de Oliveira Bueno
SD PM Dairon Rafael Bortoli
SD PM Grazieli Cristina da Silva Buratto
MÉRITO POR TEMPO DE SERVIÇO
Medalha de 20 anos (Categoria prata)
3º SGT PM Edison Ernesto Tormem
3º SGT PM Júlio César Dias de Freitas
3º SGT PM Pablo Dhiuliani Picolli
Medalha de 10 anos (Categoria bronze)
3º SGT PM Felipe Andrei Marafon Cantelli
SD PM Anderson de Miranda
SD PM Daimo Nésio Pavan
SD PM Everton Corrêa de Lima
SD PM José Alcides França
SD PM Marcelo Barboza Varela
SD PM Maycon Andrino Ortiz
A cerimônia encerrou com a formatura do Curso de Radiopatrulha, que teve como objetivo habilitar policiais militares para o emprego em atividades operacionais, por meio de ensino teórico e prático de técnicas específicas. A capacitação teve carga horária de 80h/aulas, distribuídas em nove dias de duração.
26º BPM
As atividades militares iniciaram em 12 de setembro de 1921 em Herval d´Oeste, com a designação de 1ª Companhia Isolada do Batalhão de Caçadores, tendo por missão guarnecer a região Meio Oeste. Após a guerra do Contestado, a organização se tornou a Primeira Companhia Policial Militar a ser criada fora da capital do estado catarinense.
Com o desenvolvimento socioeconômico da região, surgiu a necessidade de aumentar a estrutura organizacional da Policia Militar, e assim, em 25 de outubro de 2006, a 1ª Companhia do 2º Batalhão foi elevada a designação de 10ª Guarnição Especial de Polícia Militar.
O 26º Batalhão de Polícia Militar foi criado no dia 16 de outubro de 2009, através do Decreto Nº 2.687, abrangendo 19 municípios da região do Meio Oeste Catarinense: Herval d’Oeste, Joaçaba, Água Doce, Catanduvas, Ibicaré, Erval Velho, Vargem Bonita, Luzerna, Jaborá, Treze Tílias, Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba, Ipira, Campos Novos, Zortéa, Vargem e Brunópolis.
Fonte:Caco da Rosa