A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (3) a Operação Illusio para combater o crime de circulação de notas falsas de real em cidades do meio-oeste e serra catarinense.
A operação inclui o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão nas cidades de São José do Cerrito e Erval Velho, em Santa Catarina.
As investigações, iniciadas em 2024, começaram com a apreensão de notas falsas que estavam sendo introduzidas no comércio de São José do Cerrito. Além disso, descobriu-se que o mesmo tipo de dinheiro falso estava sendo utilizado em transações de veículos usados de baixo valor, que eram posteriormente revendidos na região serrana.
A Polícia Federal identificou que os suspeitos responsáveis pela circulação dessas notas falsas são residentes das cidades de São José do Cerrito e Erval Velho. As medidas judiciais cumpridas hoje visam levantar provas sobre os crimes, apreender outros bens relacionados e desmantelar o grupo envolvido nas práticas criminosas.
O inquérito policial continua em andamento, e os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de moeda falsa e associação criminosa, com penas máximas que podem somar até 15 anos de prisão.
O nome da operação, “Illusio”, é uma abreviação do termo latino para “ilusão real”, em referência às vítimas que foram enganadas ao receberem parte do pagamento em notas falsas durante a venda de veículos.
Fonte: Diário do Iguaçú e Atual Fm