Plebisul: “Sim” vence em Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna

Plebisul: “Sim” vence em Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna
Plebisul: “Sim” vence em Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna

O Movimento o Sul é Meu País, realizou no sábado (7) mais uma consulta popular sobre a independência do Sul, o Plebisul 2017. Durante todo o dia, as pessoas puderam opinar sobre a separação dos três estados do Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná) do restante do país, respondendo SIM ou NÃO.

Em Herval d´Oeste, onde apenas uma urna foi disponibilizada, compareceram 240 pessoas, sendo 96,25% favoráveis e 3,7% contra a separação.  Em Joaçaba 1222 pessoas votaram, 94,5% pelo sim e 5,5% não. Luzerna contou com a participação de 174 pessoas, 98,8% favoráveis e 1,2% contra.

A votação inexpressiva em Herval d´Oeste foi justificada pelo presidente do Comitê Municipal, Anderson Lunardelli. “Tivemos uma queda na participação devido a logística e também pela dificuldade com voluntários”.

Para Lunardelli, em termos gerais a consulta alcançou o objetivo. “Ano passado tivemos 87% das pessoas favoráveis a causa, e neste ano o índice saltou para 96,4%. São dados excelentes de aceitabilidade da população, mas o mais importante foi a coleta de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular, que será encaminhado às Assembleias Legislativas do três estados para legalizar a consulta. Pretendemos que, a partir do ano que vem, a consulta seja registrada no Tribunal Superior Eleitoral e vinculada com as eleições”, disse, sobre o principal objetivo principal do movimento.

De acordo com o presidente do Comitê Municipal, foram coletadas aproximadamente 350 mil assinaturas para o projeto de lei. “Em qualquer abaixo-assinado, em um único dia, não se observa uma conquista tão elevada assim”, comemorou.

O resultado oficial pode ser acompanhado pelo site plebisul.sullivre.org. Até agora foram lançadas 83,74% das urnas: 329.028 votos favoráveis a separação e 13.243 votos contrários.

Veja agora

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

Na noite dessa segunda-feira (22) na BR-101, em Paulo Lopes, policiais rodoviários federais abordaram uma …