Outubro Rosa: mês de prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

A descoberta de um câncer associa-se ao significado da vida e da morte. Diante a descoberta do diagnóstico, promove reflexões sobre a perspectiva de vida vivenciada até o momento. Questionando-se o destino de sua energia psíquica vale a pena.

Entretanto, o câncer de mama entre em contato exatamente no que a constitui como mulher, representando a feminilidade. Na adolescência o momento que os seios apareçam e possa se usar o primeiro sutiã, torna-se parte do corpo investida pela maternidade, pois é o seio quem dá a primeira notícia de mundo para o bebê, e também pelo erotismo, que em muitos casos terá que ser operada.

Assim, a parte do corpo tão investida é retirada, causando uma falta. A perda da mama (toda ou não-toda) e depois o cabelo (quem necessitar fazer quimioterapia) traz à tona a imagem construída por anos, sendo que para a sociedade, o cabelo e seio representam o feminino, mas como Simone de Beauvoir diz: Não se nasce mulher, torna-se mulher. São símbolos, porém podemos ressignificá-los.

Além dos fatores estéticos, a necessidade de movimentar-se para o desejo de viver é uma luta contínua, por esta razão apoie as mulheres que enfrentam o câncer de mama, sem olhares ou comentários, sobre sua aparência e como está lidando nesta fase. O silêncio da fala e o olhar acolher são bem-vindos.

No mês de Outubro alerta nós mulheres, o quanto é importante o contato que devemos ter com o nosso próprio corpo, estarmos atentas às suas mudanças e sensações. Quem mais sabe dele somos nós mesmas, seu ritmo, seus movimentos, suas manifestações intensas, suas ligações. Enfim, habitamos um corpo e precisamos dele para nos levar aos projetos deste percurso chamado VIDA.


Um toque que pode mudar sua vida.

Para mais informações:


Acesse: Instituto Nacional do Câncer

Câncer de Mama

Procure um médico mais próximo. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

Veja agora

Unoesc Basket Joaçaba disputa a final dos Jogos Universitários Brasileiros

Os gigantes do Basket Joaçaba embarcaram para Brasília (DF) no último domingo (13), para representar …