Nuvem atípica assusta moradores no interior de Luzerna

A formação de uma nuvem atípica, chamada ‘Scud Cloud’, foi flagrada na manhã desta quinta-feira (21) sobre o aeroporto de Chapecó. Logo após, a cidade registrou um temporal com queda de árvores.

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno não produz condições climáticas severas, além de não anteceder tornado ou tromba d’água. As nuvens desse tipo “não giram e geralmente se destacam do fundo da tempestade”, segundo o órgão.

“Apesar de serem muito semelhantes às nuvens funil, o mecanismo de formação das ‘Scuds Clouds’ é diferente. Elas estão associadas às nuvens cumulonimbus e se formam em áreas de aumento de umidade relativa à medida que o ar sobe durante uma tempestade”, afirmou a Defesa Civil.

Segundo a o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, a formação do fenômeno aconteceu devido ao contraste de temperaturas registrado no estado nesta quinta. Isso porque a massa de ar quente que tem predominado e impulsionado as altas temperaturas nos últimos dias vai dar lugar à frente fria.

“Isso não é um tornado. Falta a rotação e ventania para ser um tornado”, disse.

Luzerna:

Em Luzerna o mesmo fenômeno aconteceu na manhã desta quinta feira. O fato ocorreu na linha Limeira, interior do município e foi registrado pelo filho de um agricultor.

Com informações do G1

Veja agora

Joaçaba Futsal é superado pelo Praia Clube pela Liga Nacional

Pela sexta rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Joaçaba enfrentou o Praia Clube …