No Dia do Bombeiro Brasileiro, governador recebe a mais alta honraria do CBMSC

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

A mais alta honraria do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, foi entregue ao governador Carlos Moisés nesta sexta-feira, 2, data em que se comemora o Dia do Bombeiro Brasileiro. Ainda em ato, na Casa D’ Agronômica, o chefe do executivo estadual, acompanhado do comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, sancionou a lei que altera a atuação dos bombeiros comunitários.

“Por 30 anos atuei no CBMSC, contribuindo certamente com a nossa instituição. E agora, que estamos no governo de Santa Catarina, promovemos algumas ações para melhorias das condições de trabalho, tanto dos bombeiros militares, quanto dos comunitários e voluntários. Todas as instituições de segurança estão sendo lembradas, e isso não para por aqui. Vamos continuar com apoio e investimentos. Me sinto feliz e agraciado em receber a comenda neste dia tão importante. Minha homenagem a todos os bombeiros do nosso Estado e do Brasil”, disse o governador.

O coronel Charles Alexandre Vieira destacou que a medalha é destinada a condecorar militares e civis, sejam brasileiros ou não, como reconhecimento por suas atividades profissionais e sociais. A honraria é concedida sempre no dia 2 de julho aos cidadãos merecedores de destaque e distinção pelo incondicional apoio dado à corporação.

“O governador Carlos Moisés é um grande parceiro, não só para o Corpo de Bombeiros Militar, mas para toda Segurança Pública. Os investimentos são os maiores já efetuados no Estado de uma única vez. Com certeza, a Segurança Pública de Santa Catarina, que é uma das melhores do país, vai melhorar e se tornar ainda mais referência para toda população”, pontuou o comandante-geral.

Sobre a sanção da lei, o coronel Vieira explicou que, antes, os cidadãos que prestavam serviço voluntário atuavam apenas nas áreas de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar; agora, com a mudança no texto, eles poderão atuar e receber ressarcimento também nos serviços sociais, como, por exemplo, na Banda de Música do CBMSC e no Projeto Golfinho.

Dia do Bombeiro Brasileiro

A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído por meio da lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definida a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios, que em Santa Catarina é chamada de Operação Alerta Vermelho.

Fonte: Secom

Veja agora

Diversas ações devem marcar o dia nacional de combate a dengue

Este sábado, é o dia nacional de combate a dengue. A vigilância ambiental de Herval …