O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Em função disso, a Secretaria de Saúde de Joaçaba, por meio do CAPS I – Evoluir de Joaçaba, está realizando durante o mês alusivo, diversas ações para debater o tema .
Além da distribuição de materiais informativos e entrevistas em canais de comunicação, esse ano o município está realizando ações nas comunidades. Até o momento, a equipe do CAPS já palestrou no grupo de idosos do Bairro Frei Bruno, na EEB Prof Julieta Lentz Puerta em Nova Petrópolis e nos próximos dias a ação será realizada no CERT, na Linha Duas Casas, na Vila Cordazzo e em outros locais, conforme solicitação dos ESF’s e secretarias municipais.
A campanha “Setembro Amarelo” é uma iniciativa internacional que visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio. Ela ocorre anualmente durante o mês de setembro e busca promover a discussão aberta sobre o tema, desmistificar tabus e estigmas relacionados à saúde mental, além de oferecer apoio a pessoas que possam estar em situação de vulnerabilidade.
A secretaria de Saúde orienta quem estiver com sofrimento emocional intenso e chegar a considerar o suicídio, para procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV), através de telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana. O serviço é totalmente sigiloso. Em Joaçaba, pode procurar o CAPS presencialmente ou ligar para 3522-4953 ou ainda procurar um profissional de sua confiança no ESF a qual pertence.
Fonte: Ascom