Município de Herval passa a ser considerado infestado pelo mosquito da Dengue

O município de Herval d’ Oeste, passou a frequentar a lista de cidades infestadas pelo mosquito Aedes aegypti no estado de Santa Catarina. Com o aumento dos focos neste ano de 2023, Herval passou a contar na situação mais grave divulgada pela Dive, diretoria de vigilância epidemiológica da secretaria de estado da saúde.

Áreas infestadas pelo mosquito no município de Herval d’ Oeste

A responsável pela vigilância ambiental da secretaria de saúde de Herval d Oeste, Ana Paula Costenaro, destaca que houve um aumento significativo dos focos, e que já chegaram a 55, principalmente no centro da cidade.

Aedes aegypti  é o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

O macho, como de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para amadurecer os ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes.

Exemplar da fêmea do mosquito Aedes aegypti

Veja agora

CDL Herval realizará mais uma edição do Recicla CDL no dia 09 de Novembro

Preservar o meio ambiente por meio da destinação adequada de objetos e equipamentos eletrônicos é …