Mundo SENAI apresenta cursos voltados ao mercado de trabalho

Mundo SENAI apresenta cursos voltados ao mercado de trabalho
Mundo SENAI apresenta cursos voltados ao mercado de trabalho

Nesta semana, quem quiser conhecer as oportunidades de formação do SENAI pode em uma das unidades da instituição em todo o país. O Mundo SENAI, será responsável por abrir as portas para a comunidade nos dias 14 e 15 de setembro com diversos eventos simultâneos. Serão realizadas palestras, oficinas, exposição de projetos e visitas guiadas para apresentar as opções de cursos que qualificam para o trabalho na indústria.

Serão apresentados cerca de 50 projetos na região Centro Oeste. O evento ocorre em Capinzal e Campos Novos, e Luzerna agregando os projetos de Joaçaba. A unidade do SENAI em Luzerna terá trabalhos ligados à área de segurança do trabalho, mecânica, técnico em automação, eletrotécnica, informática e outros de aprendizagens. Em Capinzal projetos ligados à área de alimentos e mecânica e, em Campos Novos projetos de mecânica e eletrotécnica.

O objetivo é divulgar ocupações técnicas e cursos oferecidos pelo SENAI a jovens que querem ingressar no mundo do trabalho. Neste ano o horário de visitação foi ampliado, em Luzerna a visitação ocorre na quinta-feira (14) das 8h às 11h, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 22h, já na sexta-feira (15) a visitação encerra às 21h.

Durante o evento a comunidade poderá conhecer a infraestrutura das unidades do SENAI, e o universo das profissões por meio dos projetos desenvolvidos pelos cursos que promovem a formação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, por meio de palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, e visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria, e muito mais.

Os visitantes poderão conferir demonstrações de uso dos mais modernos equipamentos e máquinas do mercado em diversas ocupações. Além disso, visitantes também poderão participar de minicursos em que poderão comprovar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI e ter contato com tecnologias usadas nos cursos.

A diretora das Unidades do SENAI do Meio Oeste, Silvana Meneghini, destaca que projetos dos cursos de iniciação, aprendizagem e técnico serão expostos. “São projetos inovadores, de qualidade e que usam em sua maioria a tecnologia como aliada. Portanto queremos nesses dois dias, que a comunidade conheça e tenha acesso aos projetos que nossos alunos produzem e se inspirem neles, até para escolher uma profissão que possam seguir”, explica.

“A metodologia de ensino do SENAI é de educação por competência, que dá mais significado ao conteúdo que se aprende, atrelado a uma prática. Estes projetos contem aplicabilidade e são propostos durante o curso”, salienta Silvana. “Nesses dias a intenção é mostrar o que é produzido, e também ser fonte de inspiração a quem não escolheu uma profissão”, completa.

Conforme Silvana, os mais variados projetos poderão ser vistos durante o Mundo SENAI. “Um exemplo é um projeto de iluminação residencial, onde os alunos desenvolveram o modelo com aplicativos para acionar o sistema. São situações inovadoras que os alunos desenvolvem aplicando a uma carência ou situação do mercado em determinada tecnologia”.

De acordo com A diretora das Unidades do SENAI do Meio Oeste, os melhores projetos terão espaço para serem apresentados na Feira Gera e também em conjunto com o IEL para a busca de investidores. “Sabemos que é um grande incentivo para os alunos que esse conhecimento seja aplicado, mas que também tenha possibilidade de mercado”.

Formação para a indústria – Oito em cada dez técnicos formados pelo SENAI conseguem se inserir no mercado de trabalho em até um ano após a conclusão do curso. No caso das formações superiores, o índice de empregabilidade chega a 90%. A alta taxa de empregabilidade desses profissionais mostra que a formação oferecida pela entidade é orientada às necessidades do mundo do trabalho.

O Mundo SENAI foi criado em 2009 e nesses oito anos recebeu aproximadamente 2,5 milhões de visitantes em todo o Brasil. Confira no site do Mundo SENAI (https://mundosenai.com.br/) os endereços e a programação do evento em cada unidade.

Confira os horários para visitação nas unidades da região Centro Oeste:

Luzerna

Dia 14.09 das 08h ás 11h30 e das 14h às 17h e das 19h às 21h

Dia 15.09 das 08h às 11h30, das 14h às 17h e das 19h às 21h.

Capinzal

Dia 14.09 das 14h às 17h e das 19h às 22h;

Dia 15.09 das 08h30 às 11h30, 13h30 às 17h e das 19h às 21h30.

Campos Novos

Dia 14.09 das 14h às 17h e das 19h às 22h;

Dia 15.09 das 08h30 às 11h30, 13h30 às 17h e das 19h às 21h30.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Veja agora

Mulher é presa após furtar TV do CREAS de Herval d’Oeste

Por volta das 02h20 desta sexta-feira (12/07) a Polícia Militar foi acionada para prestar atendimento …