Nesta semana, quem quiser conhecer as oportunidades de formação do SENAI pode em uma das unidades da instituição em todo o país. O Mundo SENAI, será responsável por abrir as portas para a comunidade nos dias 14 e 15 de setembro com diversos eventos simultâneos. Serão realizadas palestras, oficinas, exposição de projetos e visitas guiadas para apresentar as opções de cursos que qualificam para o trabalho na indústria.
Serão apresentados cerca de 50 projetos na região Centro Oeste. O evento ocorre em Capinzal e Campos Novos, e Luzerna agregando os projetos de Joaçaba. A unidade do SENAI em Luzerna terá trabalhos ligados à área de segurança do trabalho, mecânica, técnico em automação, eletrotécnica, informática e outros de aprendizagens. Em Capinzal projetos ligados à área de alimentos e mecânica e, em Campos Novos projetos de mecânica e eletrotécnica.
O objetivo é divulgar ocupações técnicas e cursos oferecidos pelo SENAI a jovens que querem ingressar no mundo do trabalho. Neste ano o horário de visitação foi ampliado, em Luzerna a visitação ocorre na quinta-feira (14) das 8h às 11h, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 22h, já na sexta-feira (15) a visitação encerra às 21h.
Durante o evento a comunidade poderá conhecer a infraestrutura das unidades do SENAI, e o universo das profissões por meio dos projetos desenvolvidos pelos cursos que promovem a formação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, por meio de palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, e visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria, e muito mais.
Os visitantes poderão conferir demonstrações de uso dos mais modernos equipamentos e máquinas do mercado em diversas ocupações. Além disso, visitantes também poderão participar de minicursos em que poderão comprovar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI e ter contato com tecnologias usadas nos cursos.
A diretora das Unidades do SENAI do Meio Oeste, Silvana Meneghini, destaca que projetos dos cursos de iniciação, aprendizagem e técnico serão expostos. “São projetos inovadores, de qualidade e que usam em sua maioria a tecnologia como aliada. Portanto queremos nesses dois dias, que a comunidade conheça e tenha acesso aos projetos que nossos alunos produzem e se inspirem neles, até para escolher uma profissão que possam seguir”, explica.
“A metodologia de ensino do SENAI é de educação por competência, que dá mais significado ao conteúdo que se aprende, atrelado a uma prática. Estes projetos contem aplicabilidade e são propostos durante o curso”, salienta Silvana. “Nesses dias a intenção é mostrar o que é produzido, e também ser fonte de inspiração a quem não escolheu uma profissão”, completa.
Conforme Silvana, os mais variados projetos poderão ser vistos durante o Mundo SENAI. “Um exemplo é um projeto de iluminação residencial, onde os alunos desenvolveram o modelo com aplicativos para acionar o sistema. São situações inovadoras que os alunos desenvolvem aplicando a uma carência ou situação do mercado em determinada tecnologia”.
De acordo com A diretora das Unidades do SENAI do Meio Oeste, os melhores projetos terão espaço para serem apresentados na Feira Gera e também em conjunto com o IEL para a busca de investidores. “Sabemos que é um grande incentivo para os alunos que esse conhecimento seja aplicado, mas que também tenha possibilidade de mercado”.
Formação para a indústria – Oito em cada dez técnicos formados pelo SENAI conseguem se inserir no mercado de trabalho em até um ano após a conclusão do curso. No caso das formações superiores, o índice de empregabilidade chega a 90%. A alta taxa de empregabilidade desses profissionais mostra que a formação oferecida pela entidade é orientada às necessidades do mundo do trabalho.
O Mundo SENAI foi criado em 2009 e nesses oito anos recebeu aproximadamente 2,5 milhões de visitantes em todo o Brasil. Confira no site do Mundo SENAI (https://mundosenai.com.br/) os endereços e a programação do evento em cada unidade.
Confira os horários para visitação nas unidades da região Centro Oeste:
Luzerna
Dia 14.09 das 08h ás 11h30 e das 14h às 17h e das 19h às 21h
Dia 15.09 das 08h às 11h30, das 14h às 17h e das 19h às 21h.
Capinzal
Dia 14.09 das 14h às 17h e das 19h às 22h;
Dia 15.09 das 08h30 às 11h30, 13h30 às 17h e das 19h às 21h30.
Campos Novos
Dia 14.09 das 14h às 17h e das 19h às 22h;
Dia 15.09 das 08h30 às 11h30, 13h30 às 17h e das 19h às 21h30.
Fonte: Nativa Comunicação Integrada