Moção contra extinção da Secretaria do Turismo e Cultura

Moção contra extinção da Secretaria do Turismo e Cultura
Moção contra extinção da Secretaria do Turismo e Cultura

Diante da veiculação da informação de que o atual governador Eduardo Pinho Moreira teria a intenção de desativar a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e subordinar a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) à Secretaria de Estado da Educação (SED), o vereador Diego Bairros (PSD) apresentou Moção na Câmara de Vereadores de Joaçaba, aprovada na semana passada, em defesa da manutenção da pasta e da FCC.

Na opinião do vereador, subordinar a cultura à Secretaria de Educação é vista pelos movimentos culturais como retrocesso, pois pode reduzir ainda mais os investimentos no setor, visto que no atual momento a Fundação Catarinense de Cultura necessitaria se fortalecer como o órgão gestor através de orçamento próprio, equipe técnica e gestão eficiente. Além disso, tal decisão está diretamente em contraponto com as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura (SNC), o qual recomenda autonomia e exclusividade ao órgão gestor de cultura.

“Espera-se que o governo dialogue com a comunidade cultural catarinense e tenha sensibilidade para que a intenção seja revista e outros passos sejam construídos coletivamente”, disse o vereador. Ainda, segundo ele, mais de uma centena de Câmeras de Vereadores também estão encaminhando moções similares a esta ao governo do Estado.

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Imprensa

Veja agora

Homem tem perna esmagada após manobra de caminhão em Erval Velho

Nesta terça-feira, 27, um homem de 37 anos teve sua perna esmagada por um caminhão …