Missa celebra os 58 anos do COLIARTHE e 50 anos do Maestro Severino Parisotto no Coral

Uma missa realizada no último final de semana homenageou o Coral Litúrgico Artístico Hervalense COLIARTHE. Ele foi fundado em 1967 por um grupo de pessoas amantes do canto coral, tendo como primeira regente a irmã Maria de Lurdes Reisdorfer. Com sua transferência de município, assumiu a regência a irmã Lurdes Peccini, até o ano de 1975. Nesta ocasião assumiu como regente o maestro Severino Antonio Parisotto, que permanece até hoje.

Por meio de um Projeto de Lei de 17 de agosto de 2022, o COLIARTHE, é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Herval d’ Oeste.

O COLIARTHE, durante os 58 anos, tem desempenhado um papel fundamental na preservação e difusão da cultura musical, especialmente em espaços que valorizam o encontro comunitário e as celebrações locais. O coral não apenas mantém viva a tradição do canto coral, mas também fortalece o sentimento de pertencimento cultural entre os habitantes de Herval d’Oeste e divulga o município, a cultura e a música.

Como o Coral é um grupo e todo grupo tem um líder, a liderança do Coliarthe é de uma pessoa muito especial, o maestro Severino Antonio Parisotto, o qual sua história, está interligada com a história do Coliarthe.

Maestro Severino Parisoto nasceu em Concórdia, em 28 de julho de 1941. Com 10 anos entrou no Seminário Franciscano, onde realizou seus estudos normais e musicais (piano, canto e regência) sendo o pianista da orquestra. Completou o Curso de Filosofia e parte de Teologia.

Em 1964, casou-se com Irene Perondi que faleceu em 1966 com a qual teve um filho: Carlos Alberto Parisotto. ou como professor de música e de teatro. Em 1967, casou-se com Erna Völz Parisotto com a qual tem uma filha Marilú Angélica. Em 1972 veio residir em Joaçaba, quando abriu uma loja de confecções e tecidos, sendo a mesma vendida em 2018.

Maestro Severino, participou de cursos de regência, inclusive maestro da Universidade Federal de Santa Catarina José Acácio Santana, e estudou na Universidade Luterana de Novo Hamburgo, com o maestro Rodrigues do Coral Shalon de Curitiba. É sócio fundador do Rotary Club de Herval d´Oeste tendo participado 36 anos do clube, exercendo várias funções, inclusive presidente.

Como regente, atuou no Coral Santa Cecília de Concórdia, Coral Aliança e Coral Nacional de Ipira, Coral Vila Lobos de Jaborá, Coral Municipal Ervalhiense de Erval Velho, Coral São José da Boa Esperança, Coral do SESI , Coral Municipal de Joaçaba, Coral Juvenil do Colégio São José e Coral Infantil da Casa de Cultura de Herval` d`Oeste.

Desde 1975 é regente do Coral Litúrgico Artístico Hervalense – COLIARTHE. Também é regente do Coral Municipal Ervalense de Erval Velho. Em 06 de agosto de 1998 foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Joaçaba com a Medalha da Ordem do Cruzeiro.

Em setembro de 2000 recebeu da Câmara de Vereadores de Herval d´Oeste o titulo de Cidadão Hervalense e, em 1992 foi indicado pela Câmara Júnior de Joaçaba como um dos 10 destaques do ano. Em 10 de novembro de 2023, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Erval Velho com a Comenda do Mérito Legislativo. Ocupou a função de presidente e outros cargos na Liga Cultural Artístico Alto Uruguai por mais de 35 anos. Liga que essa que faziam parte 150 corais dos quatro estados do sul do Brasil.

Atualmente, com 83 anos, o Maestro Severino, continua exercendo suas atividades como regente do Coliarthe de Herval d´Oeste e do Coral Ervalhense de Erval Velho.

Fonte: Ascom

Veja agora

Joaçaba Futsal é superado pelo Foz Cataratas pela Liga Nacional

Pela 11ª rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Joaçaba enfrentou o paranaense Foz …