Milhares de fiéis participam da 33ª Romaria Penitencial a Frei Bruno

Nem a chuva leve que caiu na manhã deste domingo (05), afastou a presença de milhares de fiéis que lotaram as ruas centrais de Joaçaba para celebrar a devoção ao Servo de Deus Frei Bruno Linden. Desde às 07h, uma equipe de animação acolheu os romeiros na Catedral Diocesana Santa Teresinha do Menino Jesus e, logo após, uma grande multidão de pessoas, saiu em caminhada até o Jazigo do Frei Bruno localizado no Cemitério Frei Edgar em Joaçaba.

Ao longo do caminho, as pessoas se juntavam à caminhada e a multidão aumentava a cada momento. Em frente ao Cemitério Frei Edgar a multidão que vinha de Joaçaba, uniu-se com os romeiros que deslocaram-se de Luzerna para a Romaria.

A celebração da Santa Missa foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez e concelebrada pelo Padre Joveci Filho, pároco da Catedral Diocesana Santa Teresinha Menino Jesus, além do vice postulador da Causa de Frei Bruno, Frei Alex Ciarnoski, do Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição no Brasil – OFM, Frei Gustavo Medella e de diversos sacerdotes e frades que prestigiaram este momento especial.

No momento dos agradecimentos, o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, agradeceu a presença de todos os romeiros e romeiras e reforçou a importância do evento para o município. De acordo com ele, é relevante ver a Romaria crescendo a cada ano levando fé e graças para tantas pessoas.

O pároco da Catedral Diocesana Santa Teresinha do Menino Jesus, Padre Joveci Filho, enalteceu a colaboração de tantos voluntários e dos empresários que apoiaram e colaboraram com a realização de mais uma Romaria. “Nossa gratidão a todas as pessoas voluntárias que se dedicaram desde o final do ano passado na organização deste evento, bem como a todos aqueles que doaram seus valores e às empresas que patrocinaram por contribuírem com este grande evento de fé que movimenta toda a nossa região e o estado de Santa Catarina”, destacou.

Na exposição dos Frades Franciscanos, o Frei Gustavo Medella, comentou sobre a bonita expressão de fé demonstrada pelos devotos na manhã de hoje. “Estamos impressionados com a devoção e a fé de cada um de vocês que, mesmo com a garoa que caía, juntaram-se em Romaria para agradecer as bênçãos e pedir a intercessão do Servo de Deus Frei Bruno Linden”, disse.

Por fim, o vice-postulador para a Causa de Frei Bruno, Frei Alex Ciarnoski, disse que o processo anda em ritmo normal em Roma e a expectativa é de na metade deste ano ser entregue um documento chamado “Position” que contém um resumo da vida de Frei Bruno e que é mais uma etapa no processo de beatificação. “O Frei Clarêncio já está trabalhando na descrição deste documento e a nossa expectativa é entregá-lo até a metade do ano em Roma para darmos sequência as próximas etapas solicitadas”. comentou.

O Bispo da Diocese de Joaçaba, Dom Frei Mário Marquez, disse que a missão de cada devoto é intensificar a oração pelo Servo de Deus Frei Bruno para que mais e mais graças sejam alcançadas. Reiterou ainda que “as pessoas que tiverem algum relato de graça alcançada devem procurar a Secretaria da Paróquia Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus para apresentar suas informações que podem colaborar com o processo de beatificação”, completou.

Sobre a Causa de Frei Bruno

O processo da Causa de Frei Bruno recebeu o “nihil obstat” (nada contrário) no dia 7 de maio de 2013, quando o Cardeal Angelo Amato, então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, enviou documento a D. Mário Marquez informando não existir impedimento para iniciar oficialmente o processo de beatificação do frade franciscano da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

No mesmo ano, no dia 30 de outubro, foi instalado o Tribunal Eclesiástico da Diocese, formado por: Pe. Davi Lenor Ribeiro dos Santos, delegado do bispo, Pe. Clair José Lovera, promotor de justiça; Michelle Selig, notária (secretária); e Cláudio Orço, notário auxiliar. Trabalhou neste processo também uma Comissão histórica formada por Frei Clarêncio Neotti e a historiadora Iraci Lopes, que teve a missão de recolher toda a documentação sobre Frei Bruno, tudo o que se escreveu sobre ele e todas as referências à vida e santidade de Frei Bruno. Também é vice-postulador desta causa Frei Alex Sandro Ciarnoscki, hoje residindo na Fraternidade de Concórdia (SC).

A Romaria de 2013 contou com a participação do bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez, do então Vigário Provincial Frei Estêvão Ottenbreit e do postulador franciscano da causa dos santos que reside em Roma, Frei Giovangiuseppe Califano, que pôde testemunhar essa devoção popular em vista da Causa de Frei Bruno.

O processo está na Fase Romana

A Congregação para as Causas dos Santos, presidida atualmente por Dom Giovanni Angelo Becciu, já deu parecer positivo à causa de Frei Bruno. Esse parecer está sendo submetido a votações de uma Comissão Teológica e, depois, passará por uma comissão dos bispos e cardeais membros da Congregação. Se eles decidirem pela continuidade da causa, enviarão ao Papa o pedido para um decreto de reconhecimento das virtudes heroicas. Se o Papa aceitar a solicitação, o candidato passará a ser chamado “Venerável”.

Para ser beato, ou bem-aventurado, que significa representar um modelo de vida para a comunidade, será necessário o reconhecimento de um milagre realizado por intercessão do Servo de Deus. No caso de Frei Bruno, já existem relatos de graças e eventuais curas que serão analisadas pelo Tribunal da Diocese de Joaçaba. “Deve-se, portanto, incentivar o povo cristão a pedir um milagre pela intercessão de Frei Bruno”, enfatiza Frei Estêvão, que reside no Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro.

Depois, ainda é preciso passar por mais uma fase: a canonização. Para ser proclamado santo é imprescindível a comprovação de outro milagre, que deve ocorrer após seu reconhecimento como beato. Frei Estêvão lembra que é importante rezar e comunicar as graças alcançadas.

As etapas cumpridas até agora

Desde a abertura do processo diocesano com a instalação do Tribunal eclesiástico pelo bispo diocesano D. Mário Marquez, foram dados os seguintes passos:

01 – D. Mario Marquez aceita o pedido de abertura da Causa do Servo de Deus feito pela autora Província Franciscana da Imaculada Conceição (29/06/2011);

02 – A Província nomeia o Postulador da Causa Frei Giovangiuseppe Califano, e vice-postuladores Frei Estêvão Ottenbreit e Frei Alex Cianorscki;

03 – Investigação sobre a vida do candidato. (nomeado Frei Clarêncio Neotti em fevereiro de 2012);

04 – O Bispo solicita o nada obsta – nihil obstat – à Santa Sé. (8/12/2012);

05 – A Congregação para a Causa dos Santos concede o nada obsta e titulo Servo de Deus (7/5/2013);

07 – Instituição do Tribunal da Vida e Virtudes do Servo de Deus, com nomeação do juiz delegado do bispo, promotor de justiça e notário atuário. (30/10/2013);

08 – Lançamento da biografia “Frei Bruno Linden, tudo para todos” – 02/2014);

08 – O Tribunal Eclesiástico oficializa as declarações dos depoentes (para julho 2017)

09 – Encerramento do Processo de vida e virtudes (25/02/2018) na sessão solene do Tribunal Eclesiástico

10 – Entrega do processo à Congregação da Causa dos Santos, em Roma, pelo vice-postulador Frei Estêvão Ottenbreit (07/05/2018).

Fonte: ASCOM Diocese de Joaçaba e ASCOM/Província Franciscanos

Veja agora

Professora de educação física morre em colisão na BR-153

Uma jovem de 28 anos perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20) em um …