Massa de ar polar pode causar neve em Santa Catarina

O frio ainda não deu adeus a Santa Catarina, uma grande massa de ar polar de dimensões continentais vem se aproximando do Brasil e deve chegar em nossa região a partir de quinta-feira, 20, sendo possível até a ocorrência de neve.

Diferente do que estamos acostumados, as temperaturas mais baixas devem acontecer no final do dia e não durante o amanhecer, isso se deve a chegada da massa que ficará por alguns dias devido ao seu tamanho.


Especialistas apontam altas probabilidades de neve no sul do país, já que a massa polar deve causar muita nebulosidade e um ar muito gelado. As projeções que vem sendo feitas ainda não identificaram uma região específica como principal alvo do fenômeno, os modelos mostram a chance de neve em lugares que não são acostumados a esse acontecimento, mas a maior probabilidade é que ocorra  em pontos conhecidos pela sua incidência, como o Planalto Sul Catarinense.

É importante destacar que a previsão de uma precipitação de neve é muito complexa e costuma ser mais exata entre 48, 24h antes do acontecimento, mas as atuais condições mostram que há grande chance de nevar em SC, no decorrer da semana devemos ver mais testes sendo feitos com maior precisão. 

A chuva congelada também deve acontecer mesmo em lugares de baixa altitude, isso se deve a atmosfera que estará extremamente resfriada na segunda metade da semana. este tipo de precipitação pode ocorrer com a temperatura em superfície acima de 5ºC positivos.

Fonte:MetSul Metereologia

Veja agora

Professora de educação física morre em colisão na BR-153

Uma jovem de 28 anos perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20) em um …