Em pleno cuidado com o Coronavírus, a população joaçabense não pode se esquecer de outra doença, a Dengue. Nesta quinta-feira (19), três focos foram confirmados em diferentes locais do município: Jardim Cidade Alta (próximo à rodovia 282), Jardim Lindóia e em parte do Centro (nas proximidades do Hospital São Miguel).
Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde solicita aos moradores para aproveitarem este momento para verificarem suas casas e retirarem de ambientes abertos todo material que possa acumular água.
Ao todo já foram registrados sete focos desde janeiro de 2020 em Joaçaba e só neste ano o número de pessoas que tiveram a confirmação da doença já passa de 330 mil em todo o Brasil, sendo que mais de 70 pessoas morreram. No Estado de Santa Catarina foi registrado mais de 12.000 focos do mosquito.
A Dengue também pode evoluir para óbito. Os dados nacionais são cada vez mais alarmantes e para evitar outro tipo de epidemia é necessário que a população se conscientize sobre os riscos da doença.
Revise sua residência e confira:
- a limpeza e caimento das calhas;
- se a caixa d’água está bem vedada;
- retire os pratinhos dos vasos de plantas;
- evite o cultivo de bromélias em perímetro urbano;
- lave semanalmente os recipientes de água dos animais de estimação;
- armazene pneus, garrafas e outros materiais que possam acumular água em áreas cobertas;
- trate semanalmente a água de piscinas com cloro.
Se cada um fizer a sua parte podemos evitar duas doenças de uma vez só!
Fonte: Assessoria de Imprensa/Marivânia Carvalho